Soja: Mercado em Chicago trabalha com estabilidade nesta 3ª acompanhando nova fase da guerra comercial

Publicado em 04/02/2025 08:09 e atualizado em 04/02/2025 12:03
Trump mantém tarifas sobre a China, que responde com taxas de 10% a 15% sobre produtos dos EUA

Os preços da soja operam com leve baixa na manhã desta terça-feira (4) na Bolsa de Chicago, depois de testar fortes altas na sessão anterior. As cotações, por volta de 7h50 (horário de Brasília), perdiam pouco mais de um ponto nos contratos mais negociados, o que levava o maio a US$ 10,71 e o julho a US$ 10,84 por bushel. Ao mesmo tempo, o milho ainda subia e o trigo trabalhava com ligeiras perdas. 

O mercado da soja em grão realiza lucros nesta terça, ainda muito atento à nova fase da guerra comercial já iniciada pelo presidente americano Donald Trump. As tarifas impostas sobre o México e o Canadá, no último sábado (1), foram suspensas e os países negociarão com os EUA por um mês. Já as taxas impostas à China foram mantidas e a nação asiática anunciou, nesta madrugada, sua retaliação, com alíquotas de 10% a 15% sobre os produtos americanos. 

Os movimentos já vinham sendo esperados pelos mercados e, por isso, as reações do mercado acabam sendo limitadas até este momento. Como explicam analistas e consultores de mercado, agora será importante esperar quais os próximos passos de ambos os chefes de estado e os impactos disso para os mercados, na prática. 

Além da questão geopolítica e das tarifações, para a soja há ainda atenção voltada ao clima da América do Sul, com preocupações crescentes sobre a safra do Rio Grande do Sul e da Argentina, principalmente, em função de uma nova onda de calor prevista para os próximos dias. 

Veja como fechou o mercado nesta segunda-feira:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira