Soja intensifica baixas em Chicago nesta 4ª, mas prêmios nos portos do BR alcança até 50 cents positivos

Publicado em 12/02/2025 13:24

O mercado da soja intensificou as baixas na Bolsa de Chicago no início da tarde desta quarta-feira (12). Os futuros da oleaginosa, por volta de 13h (horário de Brasília), recuavam entre 12 e 14,75 pontos, já levando o maio a US$ 10,47 e o julho a US$ 10,63 por bushel. Os futuros do grão acompanham as perdas nos demais componentes do complexo, com o óleo caindo mais de 1% e o farelo quase 0,9%. 

O mercado, passada a divulgação do boletim mensal de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), volta a centralizar suas atenções sobre a guerra comercial em sua nova fase - em especial as relações comerciais entre China e Estados Unidos -, bem como ao clima na América do Sul para a conclusão da safra 2024/25. Há ainda pontos de preocupações, em especial sobre as lavouras do sul brasileiro e argentinas, o que já faz com que consultorias privadas já reduzam suas estimativas de safra, enquanto o USDA manteve seu número inalterado em 169 milhões de toneladas. 

A Pátria Agronegócios, nesta terça-feira, reduziu seu número para 165,78 milhões de toneladas, perto de dois milhões de toneladas menor do que sua última estimativa. 

A falta de soja na China e as necessidades de compra da nação asiática e a forma como ela virá ao mercado para compor seus estoques também está em evidência. 

Nesta quarta, o USDA informou novas vendas de soja e milho para destinos não revelados. Segundo o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, consultor de mercado da Brandalizze Consulting, há rumores de que poderia ser a China a compradora, outros que seria o México. 

"O mercado está extremamente comprador, inclusive aqui no Brasil. Nos portos, os prêmios estão nos melhores momentos do ano e já tem até 50 pontos positivos no julho", explica. Dessa maneira, ele afirma ainda que a melhor orientação para o produtor seria, neste momento, travar os prêmios e garantir as oportunidades, para ao menos parte de sua safra. "Chicago pode voltar a subir e os prêmios se acomodarem". 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS