Chinesa Sinograin vai leiloar soja importada em meio à escassez de oferta

Publicado em 21/03/2025 11:42 e atualizado em 21/03/2025 14:06

Por Ella Cao e Mei Mei Chu

PEQUIM (Reuters) - A Sinograin, empresa estatal de estoques da China, deverá leiloar 160.000 toneladas métricas de soja importada na terça-feira, sua primeira venda desse tipo em dois meses, depois que a escassez de oferta levou vários processadores a interromper a produção.

O leilão, de soja produzida entre 2022 e 2023, terá início em 25 de março, com entregas programadas entre 1º de abril e 15 de maio, de acordo com um comunicado divulgado pelo Centro Nacional de Comércio de Grãos na sexta-feira.

A Sinograin já havia vendido 79.000 toneladas métricas de soja em janeiro.

A ausência de leilões desde então, combinada com o atraso nos embarques brasileiros e a lentidão nos desembaraços alfandegários, causou um aperto no fornecimento que forçou vários processadores a interromper as operações neste mês.

Johnny Xiang, fundador da AgRadar Consulting, sediada em Pequim, disse que, embora o leilão ajude a resolver as preocupações com o fornecimento, o momento pode não ser o ideal.

"A soja leiloada chegará às usinas em maio, mais ou menos na mesma época de um grande carregamento de soja brasileira", disse Xiang.

A China, o maior comprador de soja do mundo, deve importar um recorde de 31,3 milhões de toneladas métricas entre abril e junho, principalmente do Brasil.

O aumento ocorre após a decisão de Pequim de aumentar as tarifas sobre US$21 bilhões em produtos agrícolas dos EUA, incluindo a soja, em resposta às novas taxas dos EUA sobre as exportações chinesas.

Com o Brasil colhendo uma safra abundante, aumentos significativos nas importações da China no segundo trimestre são esperados.

(Reportagem de Ella Cao e Mei Mei Chu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto