Colheita de soja da Argentina é atrasada por chuvas persistentes

Publicado em 10/04/2025 17:47 e atualizado em 10/04/2025 18:21

BUENOS AIRES (Reuters) - As chuvas persistentes na principal região agrícola da Argentina estão atrasando a colheita da soja, com a atividade ficando atrás da média de cinco anos, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires na quinta-feira.

A colheita foi prejudicada pelas fortes chuvas, e as vendas da safra também diminuíram, já que os agricultores recuaram em meio à incerteza sobre as políticas econômicas do governo.

Os agricultores estão pressionando o governo a reduzir os impostos de exportação sobre as remessas de soja, uma fonte vital de dólares muito necessários para a economia em dificuldades, à medida que a moeda local, o peso, oscila.

As vendas de soja diminuíram, afetadas pela incerteza quanto à evolução da taxa de câmbio no país e pelas expectativas de redução de impostos.

A Argentina, o maior exportador mundial de óleo e farelo de soja, deve colher 48,6 milhões de toneladas métricas de soja nesta temporada.

"Até o momento, 2,6% da área nacional de soja foi colhida, 8 pontos percentuais abaixo do mesmo período do ano passado e 4 pontos abaixo da média de cinco temporadas", disse a bolsa em seu relatório semanal de safra.

As chuvas recentes também afetaram a colheita do milho, embora o progresso permaneça em linha com o ritmo do ano passado.

De acordo com a bolsa, os agricultores colheram 23,1% dos campos de milho, com previsão de produção de 49 milhões de toneladas.

Na semana passada, foram registradas geadas precoces no oeste da província de Buenos Aires. A bolsa disse que o impacto sobre as culturas foi desigual e que estava avaliando os danos à soja e ao milho.

(Reportagem de Maximilian Heath)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

USDA informa nova venda de soja para China com volumes da safra 26/27
Agrural: Estimativa de produção de soja sobe; colheita começa em áreas pontuais
Ano da soja teve problemas com clima, dificuldade com crédito, securitização e avanços contra a Moratória da Soja
Soja/Cepea: Preço do farelo sobe e opera nos patamares registrados em abril
Soja inicia semana em alta na Bolsa de Chicago, retomando parte das últimas baixas
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar