Soja volta a cair em Chicago nesta 3ª feira com plantio iniciado nos EUA e queda forte do farelo

Publicado em 15/04/2025 07:40
USDA informou que já há 2% de área semeada; vendas na ARG e no BR também em foco

Nesta manhã de terça-feira (15), o mercado da soja opera no vermelho na Bolsa de Chicago. As cotações perdiam, perto de 7h20 (horário de Brasília), entre 5,50 e 6 pontos nos principais contratos, com o maio valendo US$ 10,35 e o agosto, US$ 10,38 por bushel. 

Novamente, os futuros do grão acompanham as perdas no farelo, que na manhã de hoje passam de 1%, ao passo em que o óleo opera com estabilidade, mas ainda em campo negativo, depois da despencada da sessão anterior. 

Os traders, embora ainda muito focados no cenário da guerra comercial, olham também para o início da nova safra dos EUA e os primeiros números do plantio norte-americano de soja 2025/26 foram divulgados ontem pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o que também exerce cert pressão sobre as cotações. 

Até o último domingo (13), a área plantada com a oleagionsa chegava a 2%, contra 3% das expectativas do mercado e do registrado no mesmo período do ano passado. A média para os últimos cinco ciclos é de 2%.

O mercado vai agora acompanhar com cautela e atenção as condições climáticas no Meio-Oeste americano - até agora satisfatórias, apesar de problemas pontuais, como acontece em toda temporada - o que pode trazer um pouco mais de volatilidade ao mercado. 

Nesta semana, os traders estão atentos ainda à comercialização da soja no Brasil e também na Argentina, depois que o governo unificou as formas de câmbio, acabou com o dólar blend e, dessa forma, poderia estimular as vendas entre os argentinos. Todavia, os produtores parecem mais focados em avançar com a colheita já que as chuvas deram uma trégua. 

Veja como fechou o mercado nesta segunda-feira: 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS