Governador de MT retira pedido de expropriação de propriedades com desmatamento ilegal

Publicado em 15/04/2025 11:32 e atualizado em 15/04/2025 12:10

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes cumpriu a palavra dada aos produtores durante a Assembleia da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) e, em manifestação oficial ao Supremo Tribunal Federal (STF), reconsiderou o pedido de expropriação de propriedades com desmatamento ilegal, retirando o pleito anterior de aplicação do art. 243 da Constituição.

Essa importante decisão é fruto da atuação firme da Aprosoja MT, da participação ativa das entidades do setor produtivo e, sobretudo, da postura exemplar dos produtores presentes, que mostraram que sabem fazer uma crítica respeitosa, mas incisiva e coerente, capaz de promover reflexão e mudança de rumo.

A Aprosoja MT reafirma que é possível combater o desmatamento ilegal com base na lei, no devido processo legal e em instrumentos eficazes de fiscalização, regularização fundiária e incentivo à produção sustentável, sem adoção de medidas extremas capazes de colocar em risco a segurança jurídica e o direito de propriedade da coletividade.

Nosso agradecimento ao governador Mauro Mendes, pela sensibilidade, pela escuta ativa e por manter o compromisso com o diálogo democrático e com a construção de soluções que respeitem quem produz com responsabilidade. Seguimos juntos, em defesa dos produtores de soja e milho de Mato Grosso.

Fonte: Aprosoja MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produtor de MT vendeu quase metade da safra de soja, aponta Imea
Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago, dólar perde os R$ 5,20 e preços sentem no Brasil
USDA informa venda de mais de 260 mil t de soja para a China
AgRural: Com colheita de soja em 16% no Brasil, RS segue como maior preocupação
Soja/Cepea: Cotações se estabilizam neste começo de mês
Soja inicia semana se ajustando e realizando lucros nesta 2ª em Chicago, na espera pelo novo USDA