Estado reconhece situação de emergência devido à seca em Passo Fundo

Publicado em 22/04/2025 17:40

Após a intensa mobilização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Passo Fundo, Coxilha e Mato Castelhano, o Decreto Municipal nº 29/2025, que declara situação de emergência em razão da estiagem em Passo Fundo, foi homologado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Decreto nº 58.107, de 15 de abril de 2025. A medida representa um avanço na busca por apoio aos agricultores atingidos pela seca severa que atinge a região.

Com a homologação, o município passa a ter acesso a instrumentos estaduais voltados ao enfrentamento de desastres naturais. A expectativa é pela homologação do decreto pela União, o que permitirá que os agricultores possam acessar a renegociação de dívidas, linhas de crédito emergenciais e programas de auxílio aos produtores rurais afetados.

O dossiê elaborado pelo STR Passo Fundo, que contou com dados da Emater/RS-Ascar e registros fotográficos, contribuiu com o movimento que buscou sensibilizar o poder público e a Defesa Civil para a necessidade do decreto municipal e, agora, a homologação pela esfera estadual.

A presidente do STR Passo Fundo, Marinês Scapini Penz, comenta sobre o papel da entidade na construção do processo que resultou no reconhecimento oficial. “Desde o início, trabalhamos com seriedade, reunindo informações técnicas e provas concretas da gravidade da estiagem. O reconhecimento por parte do Estado é fruto do esforço coletivo e de uma forte articulação de várias entidades, entre elas os sindicatos dos trabalhadores rurais e a Fetag-RS, em defesa do agricultor familiar”, afirmou.

Fonte: STR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja intensifica baixas em Chicago nesta tarde de 2ª feira
Agrural: Chuvas se regularizam e lavouras de soja têm boas condições no Brasil
Soja/Cepea: Negócios se aquecem no spot
Soja: Mercado opera em campo misto e com estabilidade na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel