Anec reduz previsão para exportação de soja do Brasil em abril

Publicado em 23/04/2025 14:45 e atualizado em 23/04/2025 16:54

SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de soja do Brasil em abril foi estimada em 14,3 milhões de toneladas, uma redução de 200 mil toneladas na comparação com a previsão da semana passada, de acordo com dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), divulgados nesta quarta-feira.

Esse volume estimado para o mês representaria um crescimento de 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Na véspera, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) reportou que o ritmo diário de exportação de soja do Brasil está 8,6% acima de abril do ano passado.

Mas, de acordo com dados da Anec, os embarques de abril cairão ante a máxima histórica mensal de março, de 15,7 milhões de toneladas.

No acumulado do primeiro trimestre, a exportação de soja do Brasil aumentou cerca de 1 milhão de toneladas ante o mesmo período do ano passado, para 26,57 milhões de toneladas, com a China buscando o produto no Brasil diante da guerra comercial com os Estados Unidos.

Em relatório divulgado na véspera, o Itaú BBA afirmou que a programação de embarques para abril "indica que os volumes devem ser fortes novamente, assim como a expectativa para maio e junho".

"Os chineses devem originar o máximo possível do Brasil no primeiro semestre, buscando evitar ao máximo a dependência da soja americana na segunda metade do ano. Com isso, os estoques na China devem continuar crescendo, assim como o processamento", afirmou o banco de investimento.

"A sazonalidade indica que os estoques chineses devem atingir o pico em setembro, antes do início do programa de exportação dos EUA", que tem sua soja taxada em 125% pela China, em resposta à ação tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump.

Já a projeção para a exportação de farelo de soja brasileiro foi mantida em 2,4 milhões de toneladas para o mês, segundo relatório da associação, que aponta aumento anual de cerca de 250 mil toneladas.

No primeiro trimestre, a exportação de farelo de soja brasileiro somou 5,3 milhões de toneladas, 300 mil acima do mesmo período do ano passado.

 

(Por Letícia Fucuchima e André Romani e Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira