Soja segue caindo em Chicago, mas dessa vez de olho no óleo, que perde mais de 1% nesta 2ª

Publicado em 02/06/2025 14:29

Os preços da soja continuam caindo na Bolsa de Chicago nesta tarde de segunda-feira (02) e, perto de 14h10 (horário de Brasília), os futuros da oleaginosa perdiam de 6,25 a 8,75 pontos nos principais contratos. Assim, o julho tinha US$ 10,35 e o setembro, US$ 10,09 por bushel. 

Se mais cedo o óleo subia e o farelo recuava mais de 1%, o cenário se inverteu, o óleo não só passou para o campo negativo, como intensificou as baixas e perdia mais de 1%, ainda refletindo as preocupações com as políticas de biocombustíveis nos EUA e, apesar da disparada do petróleo neste início de semana. 

E assim, o óleo passou a pressionar ainda mais os preços do grão. 

Além dos derivados, a semana também começa, mais uma vez, com os mercados atentos ao clima no Meio-Oeste americano e ao cenários financeiro e geopolítico, em especial à escalada da guerra entre Rússia e Ucrânia e às relações entre China e Estados Unidos. 

"O presidente Trump continua acusando a China de ter descumprido o acordo de Genebra e por isso ameaça impor tarifas sobre vários tipos de minerais importados e isso, evidentemente, é baixista para as commodities, se for confirmado", afirma o diretor geral do Grupo Labhoro, Ginaldo Sousa. A China, por sua vez, "rejeita fortemente" a acusação do presidente americano. 

Com isso, fic ainda mais distante a possibilidade de que a China volte a fazer suas compras de soja nos Estados Unidos. Por outro lado, segue mantida a demanda por soja concentrada no Brasil, com prêmios jás sinalizando valores melhores nesta segunda-feira no mercado nacional. 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira