Processamento de soja avança em abril e ABIOVE mantém projeções para 2025

Publicado em 10/06/2025 10:46
Com crescimento mensal de 9% no processamento, o setor segue com estimativas elevadas e perspectiva de desempenho histórico para o ano que vem.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) divulgou projeções para o Complexo da Soja em 2025 relativamente à divulgação anterior. Os dados mantêm uma perspectiva de registro para o setor e foram acompanhados de resultados positivos no desempenho mensal. Em abril, o volume de processamento alcançou 4,74 milhões de toneladas, um crescimento de 1,3% em relação a março e de 9% frente ao mesmo mês de 2024, quando ajustado pelo percentual amostral. No acumulado do ano, o processamento chegou a 16,40 milhões de toneladas, o que representa uma alta de 3,4% na comparação com igual período do ano anterior.

As projeções para o ano manter-se-ão em patamares elevados. A produção de soja deve atingir 169,7 milhões de toneladas, enquanto o esmagamento segue projetado em 57,5 milhões de toneladas. A produção de farelo e óleo de soja deve atingir 44,1 milhões de toneladas e 11,4 milhões de toneladas, respectivamente.

No cenário externo, os números são positivos. A expectativa é que o Brasil exporte 108,2 milhões de toneladas de soja em grãos. As exportações de farelo e óleo de soja devem se manter em 23,6 milhões de toneladas e 1,4 milhão de toneladas, respectivamente. Já as importações de óleo de soja são estimadas em 100 mil toneladas, enquanto as de soja devem atingir 500 mil toneladas, como forma de complementar a oferta no mercado interno.

Fonte: Abiove

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem dia de queda em Chicago com movimento puxado pelo recuo do óleo de soja
Soja recua em Chicago nesta manhã de 4ª feira, se ajustando após dias de volatilidade
Acordo China /EUA, preço do petróleo e clima na safra americana seguem no radar do mercado
Soja no Brasil avançará pouco em 26/27 e precisa de biocombustíveis no futuro, diz Veeries
Soja caminha de lado em Chicago nesta tarde de 3ª, após disparada na sessão anterior
Anec faz leve aumento na previsão para exportação de soja do Brasil em maio