Imea mantém projeção de safra de soja de MT e cita ausência de chuvas significativas

Publicado em 01/09/2025 16:31

SÃO PAULO (Reuters) - O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) manteve nesta segunda-feira a projeção de área a ser cultivada com soja 2025/26 em Mato Grosso em 13,08 milhões de hectares, o que seria um crescimento de 1,67% na comparação com o ciclo passado, segundo relatório mensal.

O instituto ligado aos produtores do principal Estado agropecuário do Brasil citou ainda que os produtores mato-grossenses já estarão autorizados pelo Ministério da Agricultura a semear a nova safra a partir do dia 7 de setembro.

"No entanto, as projeções do NOAA indicam ausência de chuvas significativas na maior parte do Estado durante a primeira quinzena de setembro, o que eleva o risco para a germinação e pode retardar o início dos trabalhos a campo", afirmou.

Além disso, o Imea afirmou que permanecem as incertezas quanto ao nível de investimento a ser realizado na temporada, pressionado por "custos de produção elevados, preços futuros da soja em baixa e as taxas de juros ainda altas".

O Imea estima a produtividade média do Estado na nova safra em 60,45 sacas por hectare, o que seria uma queda anual de 8,81%. A safra, por sua vez, recuaria 7,29% ante o recorde do ciclo passado, para 47,18 milhões de toneladas.

Em outro boletim, o Imea afirmou que o primeiro levantamento realizado para a área de milho em 2025/26 indicou incremento de 1,83% em relação a temporada 2024/25, ficando estimada em 7,39 milhões de hectares, com o cereal ganhando lavouras do gergelim, cujos preços não se mostram "atrativos".

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados
Soja recua em Chicago nesta tarde de 4ª feira, acompanhando perdas de mais de 1% no óleo