Agrural: Com chuva escassa no Cerrado, plantio de soja perde força e chega a 47% no Brasil

Publicado em 03/11/2025 08:59

A semeadura da safra 2025/26 de soja perdeu força nesta semana devido à irregularidade das chuvas. De acordo com levantamento da AgRural, 47% da área estimada para o Brasil estava semeada até quinta-feira (30), contra 36% uma semana antes e 54% um ano atrás.

Embora o excesso de umidade limite o avanço das máquinas em alguns pontos do Sul do país, a maior preocupação é no Cerrado. Embora os casos de replantio ainda sejam pontuais, eles poderão aumentar caso a combinação de chuva irregular e calor continue predominando nos próximos dias.

Embora haja problemas em Mato Grosso e no Matopiba, o principal foco de atenção no momento é Goiás, que tem o plantio mais lento desde a safra 2017/18.

Milho verão

O plantio do milho verão 2025/26 chegou na quinta-feira (30) a 60% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 55% uma semana antes e 59% no mesmo período do ano passado, de acordo com dados da AgRural.

Ao longo da semana, o avanço das plantadeiras foi limitado pela baixa umidade em Goiás, Minas Gerais e São Paulo. No Rio Grande do Sul, por outro lado, a reta final do plantio tem sido dificultada pelo excesso de umidade. 

Fonte: Agrural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja