Agrural: Plantio de soja do Brasil chega a 89% ainda com pontos de estiagem no Cerrado

Publicado em 01/12/2025 09:00 e atualizado em 01/12/2025 09:33

A área estimada para a safra 2025/26 de soja estava 89% plantada no Brasil até quinta-feira (27), de acordo com levantamento da AgRural. O índice representa avanço de 8 pontos percentuais sobre os 81% de uma semana antes, mas ainda é ligeiramente inferior aos 91% de um ano atrás.

Embora as chuvas tenham melhorado no Cerrado, o padrão "manchado" das precipitações ainda resulta em pontos de estiagem no Cerrado, com destaque para Mato Grosso, Goiás, Maranhão e Piauí. No Rio Grande do Sul, que começou a safra com excesso de chuva, a redução da umidade também já entra no radar dos produtores. Ainda não se pode falar em perdas de produtividade, porém.

Milho verão

O plantio da safra 2025/26 de milho verão, por sua vez, chegou na quinta-feira (27) a 99% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 93% uma semana antes e 97% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural. Nas áreas mais adiantadas do Rio Grande do Sul, os produtores esperam que o retorno das chuvas reduza o estresse das lavouras após o padrão mais seco das duas últimas semanas.

Fonte: Agrural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha acima dos US$ 12 em Chicago após realizar lucros, mas clima nos EUA e demanda da China seguem no radar
China acelera compras de soja nos EUA, mas mercado se questiona sobre cumprimento das 25 mi de t
Soja mantém sequência de altas em Chicago nesta 3ª feira (18), com clima nos EUA no radar
Soja dispara em Chicago com inundações e tempestades nos EUA e preços sobem no Brasil
NOPA: Esmagamento de soja dos EUA em julho cresce 11% na comparação anual
Cooperativas iniciam operação de esmagadora de soja que pertenceu à Dreyfus