Primeiros registros da colheita 25/26 de soja do Brasil começam a chegar e com boas perspectivas

Publicado em 29/12/2025 06:22 e atualizado em 29/12/2025 07:02
Produtores, mais do que nunca, seguem atentos ao clima; chuvas estão mal distribuídas

A colheita da soja 2025/26 já começou no Brasil e os primeiros registros vão aparecendo e confirmando as boas perspectivas. Apesar do início da safra um tanto comprometido por adversidades climáticas e pela onda de calor que corta o país nos últimos dias, os trabalhos de campo se desenvolvem, principalmente nas áreas de pivô de Mato Grosso, maior estado produtor. 

Ainda é cedo para a estimativa de uma média de produtividade, porém, é possível afirmar que o Brasil colherá uma safra robusta, apesar de perdas pontuais de rendimento ou ao menos do teto produtivo da temporada. 

"Vale lembrar que, apesar do bom momento climático vivido pela safra 2025/26 em todo o Brasil agora em dezembro, a maior parte das lavouras de soja ainda está com a produtividade em aberto. Por isso, o tamanho da produção ainda depende do clima em janeiro, fevereiro e, em algumas áreas mais tardias, na primeira quinzena de março", informou a AgRural.

Os primeiros registros da colheita da soja em Mato Grosso já começam a aparecer, inclusive nas redes sociais. "Iniciamos o colheita da safra 2025/26 com uma boa produtividade, boa qualidade e peso dos grãos, apesar das chuvas intensas dos últimos dias. Com esse resultado, acreditamos que será uma boa safra para todos os guerreiros do campo", informa o Grupo Baldo, pela sua conta no Instagram. 

O vídeo abaixo mostra os trabalhos de colheita da soja em Água Boa/MT, na fazenda Nossa Senhora Aparecida. 

Na região de Sorriso, a colheita foi iniciada no último dia 10 nas áreas de pivô, também com boas perspectivas, como informou a RM Agro Inteligência de Mercado Agro. 

Os produtores de soja também já começam a compartilhar o início dos trabalhos de campo em Mato Grosso, como mostram os vídeos na sequência. 

Agora, colhendo ou ainda não, o produtor brasileiro de soja permanece de olho no clima, principalmente para a conclusão da safra 2025/26 nas áreas de sequeiro. O calor intenso continua em todo o país, e as chuvas se mostram mal distribuídas, com seus volumes mais intensos ainda concentrados no sul do Brasil. 

"Para o Brasil, o modelo GFS prevê leves acumulados somente na faixa central do MA, centro do PI, sul do RS, volumes moderados são indicados para maior parte do país ao longo dos próximos 10 dias, com fortes acumulados indicados para o norte do RS, nordeste de SC, leste do PR, nordeste do MS, norte de SP, sul e panhandle de MG, sul de GO", informa o Grupo Labhoro.

Mapas: Grupo Labhoro

A estimativa da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) é e de que a safra  2025/26 de soja do Brasil alcance 177,1 milhões de toneladas, 3,3% maior do que o ciclo anterior. O número diverge de algumas consultorias privadas, mas os números ainda podem mudar muito já que a chegada da nova safra está apenas começando. Os índices médios de rendimento ainda são aguardados, principalmente porque a colheita deverá pegar mais tração nos próximos meses, em todo o Brasil. 
 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja começa nova semana com estabilidade em Chicago nesta 2ª feira (29)
Primeiros registros da colheita 25/26 de soja do Brasil começam a chegar e com boas perspectivas
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater