Soja: Óleo volta a recuar em dia de ajustes e grão caminha de lado em Chicago nesta 6ª feira
Depois da disparada de quase 4% do óleo de soja na Bolsa de Chicago na sessão anterior, o mercado se ajusta nesta sexta-feira (16) e os futuros do derivado opera no vermelho, já tendo perdido mais de 1% ao longo do dia. Por volta de 12h50 (horário de Brasília), os prçeos amenizavam as perdas e as baixas eram de pouco mais de 0,5% nos contratos mais negociados, levando o março a 52,63 cents de dólar por libra-peso.
O mercado do derivado ainda está de olho nas metas dos biocombustíveis nos EUA, que deverão ser finalizadas e definidas até março.
Assim, para o grão de soja o movimento também foi coordenado. Mais cedo, os futuros da oleaginosa passaram para o campo negativo depois de testarem leves altas mais cedo - quando o óleo também subia no início do dia - e agora passam a subir novamente. No entanto, a sexta-feira é de lateralização para as cotações depois de uma semana de intensa volatilidade.
Os vencimentos mais negociados subiam de 0,25 a 0,75 ponto, com o março sendo cotado a US$ 10,53 e o maio a US$ 10,64 por bushel. O farelo também sobe e testa leves ganhos nesta tarde de sexta-feira.
Entre os fundamentos, porém, o cenário ainda é de oferta grande pesando sobre os preços, mas de demanda também bastante presente, ajudando a equilibrar as cotações na CBOT. E nesta semana, os dias foram bastante voláteis, com as notícias ainda do macrocenário, da geopolítica ainda influenciando o andamento dos preços.