Agregação de valor para soja ganha força com projeto entre Embrapa e Governo do Paraná

Publicado em 09/03/2026 06:02

Para garantir a competitividade do agronegócio paranaense, a Embrapa e o Governo do Estado do Paraná, por intermédio da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial e da Fundação Araucária, assinaram hoje, 6 de março, durante a abertura do Dia de Campo de Verão, realizado na Embrapa Soja, uma Carta de Intenções que prevê investimentos de R$ 5 milhões para fortalecer a agregação de valor na cadeia da soja paranaense.

A solenidade contou com a presença da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá (em formato remoto), do secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, Alex Canziani, do chefe-geral da Embrapa Soja Alexandre Nepomuceno e da assessora de relações institucionais e inovação da Fundação Araucária Cristianne Cordeiro Nascimento.

“O tradicional Dia de Campo da Embrapa Soja é sempre um motivo de orgulho, mas este ano a celebração ganhou um peso especial com a assinatura da Carta de Intenções junto à Secretaria de Inovação do Paraná e à Fundação Araucária, porque estamos desenhando a soja brasileira para as próximas décadas”, destaca Silvia Massruhá. “Focamos em inovação, bioeconomia e transição energética. E este é o momento de pensarmos na soja muito além da produção de proteína vegetal. Estamos olhando para a agregação de valor em setores que, até pouco tempo, pareciam distantes do campo”, complementa a presidente da Embrapa.

Para o secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, o investimento em de inovação e transição energética na cadeia da soja objetiva que o Paraná, além de celeiro agrícola, seja também um centro de inteligência e liderança em bioeconomia. “É um projeto fantástico, por trazer uma nova perspectiva à soja brasileira, com uma série de benefícios técnicos e econômicos”, avalia Canziani. “Estamos mirando na "soja do futuro" e, por meio de edição gênica e melhoramento clássico, vamos desenvolver variedades com perfil nutricional superior, melhor qualidade industrial e sustentabilidade energética”, ressalta o secretário.

Nepomuceno ressalta que, em 2025, o Brasil exportou cerca de 80 milhões de toneladas para a China, o que equivale a aproximadamente 80% da exportação brasileira. Porém, segundo o chefe da Embrapa Soja, existe uma tendência de redução dessa dependência pela soja brasileira, tanto que a China está incentivando a produção de soja em locais mais próximos, como África e Russia e Índia. “Neste sentido, precisamos incentivar a agregação de valor na cadeia da soja, porque não adianta termos alta produção de grão, se não tivermos para quem vender”, reflete Nepomuceno. “Por isso, este projeto é estratégico para garantir a soberania do agronegócio brasileiro. A Embrapa pretende desenvolver novas tecnologias e aproximar o setor químico e as startups, por exemplo. Precisamos que a indústria brasileira utilize a soja para criar novos produtos, de cosméticos a calçados”, enfatiza Nepomuceno.

A parceria estratégica tem como foco fortalecer a integração entre pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e políticas públicas voltadas ao agronegócio sustentável.  Em sua fala, a diretoria da Fundação Araucária diz que o fomento financeiro, atua como um articulador estratégico de todo o ecossistema paranaense. Estamos destinando um aporte de 5 milhões para estruturar um programa integrado que vai além do fomento financeiro: atuamos como articuladores estratégicos, integrando a pesquisa científica da Embrapa e as políticas públicas que fortalecem nossa competitividade.  Estamos plantando hoje a base para que o Paraná se consolide cada vez mais como referência nacional e internacional em uma economia de base biológica”, ressalta Cristianne.

O projeto de pesquisa está estruturado em quatro eixos centrais: 1) Desenvolvimento de cultivares de soja com perfis proteicos e de óleo diferenciados, 2) Perfil diferenciado de aminoácidos na proteína da soja para maior eficiência de conversão alimentar, ganho de peso e redução de custos na produção de carnes 3) Biocombustíveis avançados: desenvolvimento de cultivares de soja com perfil de ácidos graxos com maior qualidade para a produção de biocombustíveis e 4) Perfil para novos usos do óleo de soja, como lubrificantes, asfalto, materiais vulcanizados para fabricação de sapatos, correias de máquinas, entre outros.

Dia de Campo de Verão - Entre as temáticas técnicas do Dia de Campo da Embrapa Soja estão o manejo de percevejos, o impacto da diversificação de culturas e da inoculação na saúde do solo e na produtividade das culturas, aprendizados sobre o manejo de plantas daninhas e demonstração de cultivares de soja e de feijão.

Fonte: Embrapa Soja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rumores de novas compras chinesas por soja dos EUA sustentam altas de dois dígitos em Chicago nesta 3ªfeira
Anec eleva previsão de exportação de soja do Brasil em junho para 15,31 mi t
Especulações de demanda da China nos EUA puxa altas da soja em Chicago nesta 3ª feira
Soja devolve baixas da sessão anterior, acompanha queda do petróleo e recua em Chicago nesta 3ª
Soja sobe em Chicago nesta 2ª com especulações de tempo um pouco mais seco deixando Corn Belt em alerta
Geopolítica e apetite ao risco invertem sinal e commodities agrícolas voltam a subir; soja avança na CBOT