Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade

Publicado em 01/10/2026 16:22
Sementes de alto vigor, menor velocidade de semeadura, ajuste de população e inoculação estão entre as recomendações

O excesso de chuva que volta a atingir o Rio Grande do Sul deverá transformar a implantação da safra de soja 2026/27 em uma operação de precisão. Com solos muito úmidos e a perspectiva de intervalos curtos entre novas precipitações, o produtor terá menos tempo para realizar a semeadura, aumentando a importância de aproveitar corretamente cada janela — sem, no entanto, entrar na lavoura antes de haver condições adequadas. 

O cenário já aparece no campo. Em Carazinho, no norte gaúcho, foram registrados mais de 100 milímetros de chuva em curto período e os produtores ainda trabalham na dessecação e preparação das áreas que receberão a soja. Segundo Paulo Vargas, vice-presidente do Sindicato Rural do município, a expectativa regional é iniciar a semeadura entre 15 e 20 de outubro.

Em outras áreas mais quentes do estado, porém, os trabalhos já começaram. Segundo o professor Elmar Floss, diretor do Instituto Incia e especialista em soja, a autorização do Ministério da Agricultura para antecipar a semeadura permitiu a largada em municípios como São Borja e em áreas do Noroeste e das Missões. 
O fim do vazio sanitário no estado se deu neste último dia 30 e a partir de hoje, 1º de outubro, está autorizado o plantio. O desafio, daqui para frente, será encaixar a operação entre as chuvas.

Professor Floss afirma que a expectativa é de janelas bastante curtas de semeadura, com poucos dias de condições favoráveis intercalados por novos períodos chuvosos. Por isso, a preparação antecipada passa a ser decisiva. “Deu uma janela, deu condições de plantio, tem que trabalhar 24 horas, não pode perder”, afirma.

Segundo ele, podem ocorrer períodos de apenas dois, três ou quatro dias adequados aos trabalhos de campo, seguidos novamente por quatro ou cinco dias de chuva.

Em Carazinho, Paulo Vargas reforça justamente a necessidade de chegar a essa janela com toda a operação pronta. Máquinas e plantadeiras devem estar reguladas, equipamentos revisados e os produtos necessários já disponíveis na propriedade.

O objetivo é evitar que a necessidade de aproveitar poucos dias sem chuva leve o produtor a entrar no campo em condições inadequadas. “Evitar correria, evitar plantio no molhado”, resume Vargas, destacando que uma safra mal implantada dificilmente conseguirá expressar todo seu potencial produtivo posteriormente.

A manutenção da palhada também ganha importância. Na região de Carazinho, onde predomina o sistema de plantio direto, Vargas destaca a necessidade de chegar à semeadura com a cobertura já manejada adequadamente, ajudando a conservar a umidade e protegendo o solo contra erosão.

Floss também chama atenção para esse ponto. Apesar das chuvas intensas registradas no estado, ele observa boa cobertura nas áreas destinadas à soja, fator que vem ajudando a reduzir problemas de erosão.

SEMENTES DE ALTO VIGOR E ATENÇÃO À PLANTABILIDADE

Diante de uma safra em que muitos produtores chegam descapitalizados e com menor investimento em insumos depois dos últimos acontecimentos no Rio Grande do Sul, Floss defende concentrar esforços naquilo que pode aumentar a eficiência da implantação.

A primeira recomendação é não economizar na qualidade da semente. “Faça bem feito, faça com capricho o que tem na mão, use sementes de qualidade”, orienta.

O professor recomenda avaliar o vigor das sementes e dedicar atenção especial à plantabilidade. Entre os cuidados estão reduzir a velocidade da plantadeira, garantir boa distribuição das plantas e evitar semeadura excessivamente profunda.

Em uma temporada com expectativa de boa disponibilidade hídrica, Floss afirma ainda que é possível trabalhar com populações menores de plantas, já que a soja tende a apresentar maior crescimento e ramificação.

Para a profundidade, a indicação apresentada pelo especialista é trabalhar, idealmente, entre 3 e 4 centímetros, principalmente diante do risco de chuvas volumosas depois da implantação.

CHUVAS MUDAM O DESAFIO

Para Floss, o cenário atual representa uma mudança importante para um produtor que passou boa parte das últimas temporadas preocupado justamente com a falta de água.

Segundo o especialista, das últimas sete safras gaúchas, cinco foram marcadas por estiagens. Agora, além dos desafios climáticos, muitos agricultores chegam ao novo ciclo descapitalizados, pressionados pelo custo dos insumos e com menor capacidade de investimento.

Ainda assim, Floss vê potencial produtivo importante para as culturas de verão em anos de El Niño e defende que o produtor concentre recursos nas tecnologias de maior retorno.

A estratégia, resume, passa por usar melhor os insumos disponíveis, buscar produtividade e administrar também a comercialização.

Com o custo de produção conhecido, Floss recomenda aproveitar momentos de valorização para realizar vendas futuras de parcelas da produção, evitando concentrar toda a decisão comercial na expectativa de preços ainda maiores posteriormente.

“Temos custo de insumos alto, então vamos otimizar, vamos usar bem o insumo, vamos aumentar o rendimento e vender bem”, afirma.

No campo, portanto, a largada da soja gaúcha será menos uma corrida contra o calendário e mais uma disputa para acertar a janela. Em um ambiente de excesso de umidade, a diferença poderá estar justamente em chegar preparado para plantar quando houver condições — e ter disciplina para esperar quando elas não existirem.

MILHO JÁ SENTE OS IMPACTOS 

Enquanto a soja se prepara para ganhar ritmo, o milho já implantado começa a mostrar os primeiros desafios impostos pelo clima.

Em Carazinho, aproximadamente 95% da área de milho já havia sido semeada, com as lavouras entre V2 e V4 no momento da entrevista. Vargas relata baixa pressão de cigarrinha até agora, mas alerta para a necessidade de acompanhamento diante das chuvas intensas, ventos e risco crescente de problemas bacterianos.

Outro ponto de preocupação é o nitrogênio. Parte dos produtores já havia realizado aplicações de ureia ou outras fontes antes das precipitações superiores a 100 milímetros, aumentando o risco de perdas do nutriente.

Além disso, a sequência de dias nublados, com baixa insolação, já reduz as expectativas iniciais para o potencial das lavouras.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sente tombo de Chicago nos portos, mas dólar e demanda chinesa amortecem pressão no Brasil
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil
StoneX vê safra de soja 26/27 do Brasil em 183,36 mi t e menor exportação de milho em 25/26
Entrada da nova safra americana no mercado traz pressão sazonal sobre a soja de Chicago, mas clima do BR permanece no radar
Soja recua em Chicago nesta 5ª feira com China ainda limitando demanda dos EUA