Circuito Aprosoja: Regionalização da política agrícola é imprescindível
A regionalização da política agrícola brasileira será imprescindível para que a produção de soja e milho de Mato Grosso mantenha o nível de desenvolvimento que vem apresentando nos últimos anos. Esse foi um dos assuntos em pauta durante o 4º Circuito Aprosoja realizado na noite de segunda-feira (04.05) em Sinop, na região Norte do estado.
“Insistimos que existem diferenças como, por exemplo, de logística, de distâncias entre o ponto de produção e os portos e de infraestrutura que precisam ser levadas em consideração no momento de se formatar tanto o Plano Agrícola e Pecuário quanto na elaboração de uma política agrícola para médio e longo prazos”, afirmou o presidente da Aprosoja/MT, Glauber Silveira.
O subsídio ao frete para o escoamento da safra 09/10 e 2010/2011 de soja e o fundo de catástrofe continuam sendo algumas das reivindicações do setor, que espera também medidas estruturantes capazes de beneficiar o país com a oferta da produção e que, ao mesmo tempo, sejam capazes de dar renda ao produtor rural, conforme apresentou Glauber no evento.
“Estamos em um cenário carregado de incertezas, com retração da oferta de crédito por parte das tradings, que sempre foram as maiores financiadoras da safra mato-grossense, e, por isso, precisamos planejar muito bem a safra deste ano, ter cautela para operacionalizar o plantio e ainda teremos que nos capitalizar para concretizar a safra 09/10”.
O conselheiro fiscal da Aprosoja/MT e presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan, reforçou a necessidade de o produtor fazer as contas na ponta do lápis e adotar cautela. “As grandes revendas não estão abrindo negociações para compra de pacotes de insumos e os pequenos estabelecimentos estão tentando suprir essa lacuna, porém isso não significa que estaremos assegurados no momento de efetivar as transações”, alertou.
Fonte: Ascom Aprosoja/MT