Nova Mutum: agricultor é multado por plantar soja durante vazio sanitário

Publicado em 22/09/2009 12:22
A ag. noticiosa Agronotícias informa que o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, unidade de Nova Mutum, multou em mais de R$16,9 mil o proprietário de uma fazenda na região da Gleba Iracema, que iniciou o plantio da soja antes do dia 15, quando ainda vigorava o período do vazio sanitário. De acordo com Luciana Rosso, agrônoma do Indea, o produtor semeou a oleaginosa em 500 hectares de lavoura logo após a primeira chuva, no dia 8 e antes do dia 15 a plantação já havia germinando em 250 hectares. “A multa teve que ser aplicada, mas não foi necessário destruir a plantação porque o prazo do vazio já estava se encerrando”, explicou a profissional.

Dentro do período do vazio sanitário, que teve início no dia 15 de julho, fica proibido o plantio da cultura no Estado e as plantas vivas, também chamadas de soja guaxa ou tiguera, devem ser eliminadas. A medida faz-se necessária para que doenças como a ferrugem asiática, não permaneça na lavoura de uma no para outro. O instituto acompanha cerca de 500 propriedades rurais em Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato e esta foi a única multa aplicada. (Márcio Uhde)
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário