Clima está ajudando o plantio da soja em Mato Grosso
O clima está ajudando o plantio da soja em Mato Grosso. Este ano, o trabalho na lavoura começou mais cedo por causa da boa distribuição de chuva.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
Os pezinhos de soja nascidos mostram que o plantio está acelerado em Mato Grosso. O agricultor Celso Riefel vai cultivar 980 hectares em Sinop, norte do estado. O trabalho começou 15 dias antes em relação à safra passada. Até agora, já foram aproximadamente 200 milímetros de chuva na propriedade: mais do que o suficiente.
“Começar mais cedo assim é excelente. Em outros anos, a gente começava cedo, mas arriscando, com pouca umidade no solo. Este ano, realmente, está bem melhor, mais seguro”, diz Celso.
A estimativa é de que os agricultores da região norte de Mato Grosso já tenham plantado o dobro da área que foi semeada em igual período no ano passado. Segundo o Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea), até nos municípios que tradicionalmente plantam só a partir da primeira semana de outubro, já tem semente no solo. A expectativa é de que, nos próximos dias, aumente o movimento nas lavouras e também os cuidados.
O clima que ajuda no plantio também favorece o aparecimento de doenças. Por isso, o monitoramento deve ser constante.
“Os preços já não andam muito favoráveis, então tem que ir pelo lado mais seguro. Tentar colher o máximo possível para ter a renda”, comenta Celso.
A área destinada à soja, este ano, em Mato Grosso, deve aumentar 2,7% em relação à safra passada.
0 comentário
Soja: Ainda atrasada, colheita no Brasil alcança 3,39% da área, informa Pátria Agronegócios
Soja em Goiás pode superar 20 milhões de toneladas, 23% a mais que no ano passado, aponta balanço da Expedição Safra Goiás
Colheita de soja em MT atinge 4,38% da área e segue atrasada, diz Imea
Seca ameaça safra de soja na região Sul, aponta monitoramento por satélite da EarthDaily Agro
Soja tem semana intensa com influência do clima na AMS, 'fator Trump' e baixa das retenciones na Argentina
Tocantins começa colheita da soja esperando 5,2 milhões de toneladas