Clima está ajudando o plantio da soja em Mato Grosso

Publicado em 02/10/2009 09:12

O clima está ajudando o plantio da soja em Mato Grosso. Este ano, o trabalho na lavoura começou mais cedo por causa da boa distribuição de chuva.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Os pezinhos de soja nascidos mostram que o plantio está acelerado em Mato Grosso. O agricultor Celso Riefel vai cultivar 980 hectares em Sinop, norte do estado. O trabalho começou 15 dias antes em relação à safra passada. Até agora, já foram aproximadamente 200 milímetros de chuva na propriedade: mais do que o suficiente.

“Começar mais cedo assim é excelente. Em outros anos, a gente começava cedo, mas arriscando, com pouca umidade no solo. Este ano, realmente, está bem melhor, mais seguro”, diz Celso.

A estimativa é de que os agricultores da região norte de Mato Grosso já tenham plantado o dobro da área que foi semeada em igual período no ano passado. Segundo o Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea), até nos municípios que tradicionalmente plantam só a partir da primeira semana de outubro, já tem semente no solo. A expectativa é de que, nos próximos dias, aumente o movimento nas lavouras e também os cuidados.

O clima que ajuda no plantio também favorece o aparecimento de doenças. Por isso, o monitoramento deve ser constante.

“Os preços já não andam muito favoráveis, então tem que ir pelo lado mais seguro. Tentar colher o máximo possível para ter a renda”, comenta Celso.

A área destinada à soja, este ano, em Mato Grosso, deve aumentar 2,7% em relação à safra passada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário