Ferrugem da soja identificada no Paraná
O Consórcio Antiferrugem identificou a presença de ferrugem asiática em diversas plantas de soja (soja guaxa) na Rodovia do Café entre Londrina e Cambé, no Paraná. “A doença está em fase inicial, mas apesar das infecções serem relativamente recentes, há abundante esporulação”, conta o agrônomo José Tadashi Yorinori, membro do Consórcio Antiferrugem.
“A constatação precoce da ferrugem é bastante preocupante, porque o fungo está no ar à espera do desenvolvimento dos primeiros plantios de soja”, avalia.
Agora já são quatro estados com a presença da doença: Paraná, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás. A pesquisadora da Embrapa Soja, Claudia Godoy, explica que as condições climáticas do inverno – muito chuvoso - favoreceram a germinação da soja voluntária ou guaxa e também deram condições do fungo causador da ferrugem se multiplicar nessas plantas.
“A doença apareceu mais cedo devido às condições favoráveis no inverno, mas os cultivos da soja no Paraná e no Mato Grosso também estão sendo antecipados, o que pode antecipar também o aparecimento em lavouras comerciais. No oeste do Paraná, 15% da área já foi cultivada com soja”, conta.
De acordo as previsões climáticas, o fenômeno El Nino ainda vai provocar chuvas regulares e intensas pelo menos até dezembro, o que deve favorecer, de fato, o aparecimento antecipado e a dispersão da ferrugem na safra 2009/10. “Por isso, enfatizamos a importância do monitoramento constante das lavouras de soja para que o controle químico seja feito no momento correto”, afirma Godoy.
0 comentário
Soja: Ainda atrasada, colheita no Brasil alcança 3,39% da área, informa Pátria Agronegócios
Soja em Goiás pode superar 20 milhões de toneladas, 23% a mais que no ano passado, aponta balanço da Expedição Safra Goiás
Colheita de soja em MT atinge 4,38% da área e segue atrasada, diz Imea
Seca ameaça safra de soja na região Sul, aponta monitoramento por satélite da EarthDaily Agro
Soja tem semana intensa com influência do clima na AMS, 'fator Trump' e baixa das retenciones na Argentina
Tocantins começa colheita da soja esperando 5,2 milhões de toneladas