Plantio na reta final em MT com mais 92% da área semeada
O plantio da safra 09/10 de soja, em Mato Grosso, entrou na reta final na maioria das regiões, como aponta novo boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A média estadual revela que, até o dia 19, 92,8% da área, estimada pela própria entidade em 5,94 milhões de hectares, está semeado. A área atual supera em 1,3% o volume de terras cultivadas em igual período do ano passado.
A região médio norte, que concentra mais de 40% das lavouras mato-grossenses de soja, deverá encerrar nesta semana a movimentação de plantadeiras, já que até o dia 19 contabilizava mais de 98% da área semeada. A região, que concentra a maior produção da oleaginosa do Estado, segundo projeções do Imea, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), deverá ter semeados 2,41 milhões de hectares, expansão de 3,5% em relação à safra anterior (08/09).
O boletim do Imea destaca ainda que a região nordeste, por iniciar os trabalhos mais tarde, está na ‘lanterninha’ do plantio da soja, apenas com 48,2% da área plantada, mas a cobertura supera em 8% o ritmo apurado no ano anterior.
MILHO – O boletim destacou ainda que com a segunda safra do grão em Mato Grosso, com 8,5 milhões de toneladas, o Estado ofertou sozinho, 1% da produção mundial e 17% da nacional. Os Estados Unidos contribuem com 42% do milho mundial, o Brasil 6% e a Argentina com 2%, somando os três chegam a 51% de toda a produção mundial.
0 comentário
Soja segue transitando lateralmente em Chicago e espera pelo novo relatório do USDA nesta 3ª
Soja fecha no vermelho em Chicago nesta 2ª feira, esperando pelo USDA e do olho no clima da AMS
Manejo do nematoide da haste verde afeta 6 milhões de hectares da soja
Veranico de cerca de 20 dias em Goioerê (PR) atrapalha desenvolvimento da soja
Agural: Com plantio brasileiro em 95%, chuva leva alívio a áreas secas de soja do Sul
Soja: Grão opera estável em Chicago nesta 2ª, enquanto óleo sobe forte e farelo volta a recuar