USDA: Brasil planta 76% da área de soja, acima da média de 5 anos
A área plantada com soja no Brasil atingiu 76%, bem acima da média dos últimos cinco anos de 66%, apontou um relatório do adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado ontem. O País deve alcançar uma safra recorde da oleaginosa em 2009/10, de 63,6 milhões de toneladas, a partir de uma área de plantio estimada em 22,85 milhões de hectares, informou o relatório.
Tais projeções representam um aumento de 5% na área de cultivo e de 11,5% na produção em relação aos números de 2008/09, de 21,7 milhões de hectares e 7,1 milhões de toneladas, respectivamente.
Chuvas do fenômeno El Niño ajudaram o plantio inicial na região Centro-Sul, enquanto a substituição do cultivo de milho por soja no sul do Brasil está crescendo, conforme a colheita avança.
O ritmo nacional de plantio em 2009/10 continua 10 pontos percentuais acima da média dos últimos cinco anos, com 76 por cento da área já cultivada. A produtividade média nacional é estimada em 2,785 toneladas por hectare, ligeiramente abaixo do nível normal de 2,8 toneladas por hectare.
A lucratividade continua sendo uma preocupação, com taxas cambiais desfavoráveis e uma potencial safra de soja recorde na América do Sul em 2009/10. Contudo, menores custos de produção melhoraram as margens de lucro neste ano. As informações são da Dow Jones.
0 comentário
Soja fecha no vermelho em Chicago nesta 2ª feira, esperando pelo USDA e do olho no clima da AMS
Manejo do nematoide da haste verde afeta 6 milhões de hectares da soja
Veranico de cerca de 20 dias em Goioerê (PR) atrapalha desenvolvimento da soja
Agural: Com plantio brasileiro em 95%, chuva leva alívio a áreas secas de soja do Sul
Soja: Grão opera estável em Chicago nesta 2ª, enquanto óleo sobe forte e farelo volta a recuar
Soja/Cepea: Dólar alto eleva liquidez no BR