Firmeza da demanda pela oleaginosa, tanto interna, como externa, continua a manter firmes as cotações futuras de soja
Comentário<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
Nesta quarta-feira, vinte e cinco de novembro de 2009, as cotações futuras de soja relativas aos três primeiros vencimentos fecharam com ganhos significativos, na Bolsa Mercantil de Chicago (CME Group), com respeito aos três primeiros vencimentos futuros, conforme a tabela acima. Estima-se que os fundos de especulação tenham comprado nesta data cerca de 4.000 lotes futuros (544.000 toneladas) de soja em grão e de 2.000 lotes futuros (54.431 toneladas) de óleo de soja.
A firmeza das cotações futuras de soja está ancorada à firme demanda comercial pela oleaginosa, seja para a finalidade de exportação, seja para o processamento interno, voltado ao atendimento ao mercado doméstico de farelo e de óleo de soja, nos EUA. Nesta quarta-feira, tal firmeza teve suporte também na fraqueza do Dólar norte-americano perante outras moedas conversíveis, algo que torna as commodities de procedência dos EUA (ou mesmo de outras origens, mas precificadas em dólares) mais baratas para os compradores globais.
Na quinta-feira será Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) nos EUA e o pregão futuro de soja (assim como os pregões futuros de todas as commodities) não funcionará. Na sexta-feira, o pregão futuro da oleaginosa será mais curto, com encerramento às 12:00 horas (hora de Chicago). Naquela data, vinte e sete de novembro de 2009, o Departamento de Agricultura do mencionado país (USDA) divulgará cedo o seu Relatório Semanal sobre os Registros Prévios de Venda relativos a soja e aos seus subprodutos. Os participantes do mercado futuro em Chicago esperam números da ordem de 800.000 a 1.100.000 toneladas de soja, de 150.000 a 250.000 toneladas de farelo de soja e de 5.000 a 20.000 toneladas de óleo de soja.
Nota Importante: o artigo de Antonio Bueno intitulado "A Arte de Comercializar Soja", elaborado entre 16 e 19 de outubro de 2009, com sete gráficos e tabela inclusa, em arquivo PDF, poderá ser acessado, aberto e salvo no hard disk dos computadores das pessoas interessadas, mediante o seguinte procedimento: (a) pressionar a tecla Ctrl e sem soltá-la (b) clicar neste LINK , o qual abrirá uma página na Internet onde se encontra o arquivo PDF a ser acessado. Para poder abrir arquivos PDF é necessário dispor do software Adobe Reader. Para aqueles que ainda não dispõem desse útil software , na mesma página em que se encontra o artigo também estará disponível o aplicativo Adobe Reader. Bastará clicar em cima do mesmo para salvá-lo. O objetivo do mencionado artigo é proporcionar aos produtores metodologia prática, destinada a ajudá-los na comercialização de soja em grão.
Cordiais saudações,
Antonio Bueno
SojaNet
0 comentário
Aprosoja MT aciona o CADE contra empresas signatárias da Moratória da Soja
Soja acumula 27% de alta em reais por saca em 2024, apoiada principalmente no avanço histórico do dólar
Aprosoja-MT pressiona pelo fim da Moratória da Soja e apresenta denúncia ao Cade
Após atraso no plantio, chuvas chegam a Chapadão do Sul (MS) e produtores conseguiram terminar a semeadura da soja dentro da janela
Preços da soja têm estabilidade em Chicago nesta 4ª feira e devolvem ganhos da sessão anterior
Soja fecha em alta na Bolsa de Chicago na esteira do forte avanço do milho após relatório do USDA