Congresso Brasileiro de Soja de 2012 será realizado em Cuiabá
O 6º Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) de 2012 ocorrerá em Cuiabá. O ofício da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja) comunicando a escolha para realizar um dos maiores encontros sobre soja no país chegou esta semana na Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), que pleiteou o evento para o estado. A capital mato-grossense concorreu com Salvador, Florianópolis e Foz do Iguaçu. O congresso acontece a cada três anos e em 2009 ocorreu em Goiânia. O CBSoja é um evento de grande representatividade no Brasil e envolve toda a cadeia produtiva da oleaginosa.
“Mato Grosso merece realizar esse importante evento. É o maior estado produtor de soja do país, com quase 30% da produção brasileira – utilizando apenas 6% do território do estado -, e responde por 8% da produção mundial e no ano do Congresso, deverá responder por 35% da produção nacional e por 10% da global”, afirma o presidente da Aprosoja/MT, Glauber Silveira da Silva.
Mato Grosso passa por grande transformação, aumentando a oferta de soja com a utilização do uso de tecnologias para elevar a produtividade e usando sistemas como o plantio direto e Integração Lavoura/Pecuária. Com isso, eleva cada vez mais o tripé da produção sustentável que engloba as áreas econômica, social e ambiental.
A Aprosoja/MT e a Embrapa Soja estão fazendo importantes parcerias ao longo deste ano motivadas, principalmente, pela instalação da unidade da Embrapa MT, no município de Sinop, localizado na região Norte do estado.
Este ano, a empresa de pesquisa e a associação assinaram cooperação técnica, chamada de convênio guarda-chuva por envolver ações conjuntas futuras com todas as unidades da Embrapa no país. Com isso, já está em andamento o Projeto de Validação de Cultivares, onde 26 variedades de soja começaram a ser testadas em áreas demonstrativas em Mato Grosso.
0 comentário
Preços da soja têm mais uma manhã tranquila em Chicago, de tímidas baixas nesta 5ª feira
Aprosoja MT aciona o CADE contra empresas signatárias da Moratória da Soja
Soja acumula 27% de alta em reais por saca em 2024, apoiada principalmente no avanço histórico do dólar
Aprosoja-MT pressiona pelo fim da Moratória da Soja e apresenta denúncia ao Cade
Após atraso no plantio, chuvas chegam a Chapadão do Sul (MS) e produtores conseguiram terminar a semeadura da soja dentro da janela
Preços da soja têm estabilidade em Chicago nesta 4ª feira e devolvem ganhos da sessão anterior