Comércio da soja poderá ter mais um ano comprometido em Mato Grosso

Publicado em 30/12/2009 09:20

A colheita da soja que já começou em Lucas do Rio Verde está sendo feita ainda em pequena escala e por isso a questão de armazenamento e logística ainda não preocupa. Isso deve mudar durante o mês de janeiro quando a colheita estiver a todo vapor.

Segundo o diretor administrativo da Aprosoja Carlos Fávaro, existem pelo menos três problemas a serem enfrentados mais uma vez em 2010. O primeiro é que os armazéns ainda estão lotados de milho da safra passada, por isso está sendo pensada a realização de um leilão logo no início de janeiro, para garantir espaço para o armazenamento da soja. Para que isso aconteça a Aprosoja já manteve um contato com o ministério da agricultura e o assunto já está encaminhado.

O segundo problema, que por sinal já é antigo, é com a questão da produção. Vem à tona a velha questão do câmbio, já que o plantio é feito baseado no valor do dólar: o produtor planta com a taxa de câmbio mais alta e na hora de vender a taxa sempre está baixa. Este ano, por exemplo, para plantar o produtor enfrentou uma taxa de câmbio de R$: 2,10 e para comercializar a produção a taxa sofre redução para até R$: 1,70. O problema vem se repetindo desde 2005, com exceção do ano de 2008 quando a crise internacional forçou a redução do valor do câmbio.

Na opinião de Carlos Fávaro, a única alternativa será uma ação governamental.
É só o governo impor taxas para o capital especulativo que vem especular no Brasil e ganhar taxas de juros exorbitantes. Ou o governo taxa isso ou ele precisa botar a mão no bolso e criar os prêmios de comercialização de escoamento ou do contrário o produtor não tem renda no Brasil”.
 
 
O terceiro problema para ser resolvido é com a questão da logística da comercialização. “Contamos com praticamente um modal, que é a rodovia. Temos de buscar outras alternativas de escoamento além da ferrovia, que não está atendendo nossas expectativas a partir de Alto Araguaia”, concluiu o diretor da Aprosoja.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Expresso MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário