Cotações futuras e tendências da soja em Chicago

Publicado em 26/01/2010 08:40

Cotações futuras de soja atingem o seu mais baixo nível dos últimos três meses e meio devido a perspectivas negativas decorrentes de possíveis supersafras sul-americanas e a vendas futuras inspiradas em razões técnicas.

Clique aqui para ampliar!

Comentário<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Nesta segunda-feira, vinte e cinco de janeiro de 2010, as cotações futuras de soja relativas aos três primeiros vencimentos fecharam novamente em queda, com perdas entre moderada e acentuada, na Bolsa Mercantil de Chicago (CME Group), no que se refere aos três primeiros vencimentos futuros, conforme a tabela acima.

Condições reportadas como excelentes pertinentes à atual safra brasileira de soja e vendas expressivas da oleaginosa no pregão futuro de Chicago pelos fundos de especulação impressionam traders e analistas dessa commodity, pressionando para baixo as respectivas cotações futuras, também submetidas à influência negativa de fatores técnicos (análise gráfica), na medida em que níveis importantes de suporte são sucessivamente rompidos para baixo.

Nesta data, estima-se que os fundos de especulação tenham vendido cerca de 5.000 lotes futuros (680.000 toneladas) de soja, 2.000 lotes futuros de óleo de soja e 1.000 lotes futuros de farelo de soja. E isto ocorreu apesar de o total de soja norte-americana embarcada nos EUA na semana passada ter confirmado as significativas expectativas prévias de aproximadamente 1,15 milhão de toneladas.

O total acumulado de soja norte-americana da safra 2009/10 embarcada até o presente corresponde a 64,3 % da previsão sobre o total de exportações norte-americanas da oleaginosa durante o ano-safra em curso. A este percentual compara-se a média percentual de 52,5 %, embarcada até esta época do ano, considerados os cinco últimos anos-safra.

E o recuo das cotações futuras de soja em Chicago nesta segunda-feira ocorreu também a despeito de preços futuros mais altos de trigo e de milho e apesar de modestas altas nos preços das ações em bolsas de valores dos EUA e dos preços futuros do petróleo, em Nova Iorque (NYMEX).

Entretanto, há previsões de continuidade de clima muito quente e seco na Argentina, até o início da próxima semana. Cumpre prestar atenção à seguinte advertência de Dale Durchholz, analista da firma norte-americana Agrivisor: "a grande safra sul-americana ainda não está guardada em silos e, considerado (i) o consumo recorde de soja nos EUA e (ii) o fato de que as safras argentinas (de soja e de milho) ainda têm pela frente o seu momento crítico de definição, alguma incerteza ainda paira sobre o mercado (futuro)".

Clique aqui para ampliar!

Clique aqui para ampliar!

Cordiais saudações,
Antonio Bueno
SojaNet

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
SojaNet

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário