Recordista mundial em produtividade da soja está no Brasil

Publicado em 11/02/2010 17:15
Norte-americano Kip Cullers visita lavouras no Centro-oeste

O recordista mundial em produtividade da soja, o norte-americano Kip Cullers, está no Brasil. Em visita a lavouras no Centro-oeste nesta quinta, dia 11, ele disse que os brasileiros podem produzir mais. O segredo está na experimentação.

Cullers já colheu 173 sacas de soja por hectare. Há dez anos, ele também acumula títulos com a alta produtividade das lavouras de milho. No Brasil, o empresário contou que conquistar bons resultados é simples: todo o ano ele reserva uma pequena área da fazenda para testar tecnologias.

O norte-americano diz ainda que os brasileiros podem bater os recordes de produtividade, basta fazerem o mesmo. Para o gerente de Produção e Tecnologia da Pioneer Sementes no Brasil, o agrônomo André Aguirre, é preciso rever a forma de trabalho.

— Em vez de adotar aos poucos, como ele faz para experimentar, adequando aquela tecnologia à situação da fazenda, alguns agricultores brasileiros adotam 100%, aí dá problema — explica Aguirre.

Kip Cullers defende iniciativas que estimulem os produtores a fazer experimentos nas propriedades, como vem ocorrendo no Lavouras do Brasil. São quatro lavouras monitoradas 24 horas por dia e assistência técnica desde o plantio até a colheita. No Lavouras do Brasil, projeto pioneiro do Canal Rural, produtores de todo o país acompanham em tempo real o que acontece em plantações experimentais de soja nas principais regiões produtoras e ainda podem trocar informações com pesquisadores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Canal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • mercio baumann luis eduardo magalhaes - BA

    sobre o americano Kip Cullers campeão em produtividade! tem algum formulario alguma coisa q nos podemos sabem sobre como ele concequio chegar a esse recorde?! adubação etc:

    vamos tentar chegar perto desse recorde aki no brasil!!!

    0