Cotações futuras e tendências da soja em Chicago

Publicado em 09/03/2010 10:24

Dólar fraco e cobertura de algumas posições especulativas vendidas em antecipação ao relatório do USDA que sai na quarta-feira explicam ganhos modestos da sessão futura de soja, nesta segunda-feira, em Chicago.

Comentário<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Nesta segunda-feira, oito de março de 2010, as cotações futuras de soja relativas aos três primeiros vencimentos fecharam com ganhos moderados na Bolsa Mercantil de Chicago (CME Group), conforme a tabela acima. Algum suporte originado de operações de spread de compra de soja versus venda de milho e também proveniente de continuada desvalorização do Dólar norte-americano favoreceu os preços da soja, na sessão futura desta data, em Chicago.

Entretanto, as cotações da oleaginosa foram pelo menos parcialmente prejudicadas devido ao número decepcionante divulgado nesta segunda-feira com respeito ao total dos embarques de soja em grão norte-americana na semana passada, ou seja, apenas 840.960 toneladas. É bem verdade que as exportações semanais acumuladas ao longo do presente ano-safra já totalizam 81.3 % do total previsto pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) para todo o período (2009/10), em contrapartida à média acumulada de 69,1 %, nesta mesma ocasião, considerados os cinco últimos anos-safra. De qualquer forma, alguns traders algo altistas esperavam mais do que 81,3 %.

Além disso, analistas estão considerando o mercado futuro de soja em Chicago como excessivamente vendido, após ordens adicionais de venda terem-se exaurido nos últimos pregões. As cotações futuras de soja não conseguiram retornar às paragens mais baixas correspondentes às mínimas atingidas na última semana. E não há muita dúvida no sentido de que, em parte, as compras de soja futura nesta segunda-feira em Chicago consistiram em cobertura de posições especulativas vendidas, em antecipação ao relatório do USDA que sairá na quarta-feira.

Cordiais saudações,
Antonio Bueno
SojaNet

Tags:

Fonte: SojaNet

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS
Inundações no Rio Grande do Sul trazem grandes incertezas para a soja brasileira
Soja recua em Chicago nesta 2ª, voltando a focar o clima bom nos EUA