Oil World estima estoques menores nos EUA em março
A consultoria alemã Oil World estimou os estoques de soja dos Estados Unidos no início de março em 35,63 milhões de toneladas, 1,5 milhão de toneladas a menos que o volume armazenado em março de 2009. No mês passado, a Oil World esperava estoques de 36,3 milhões de toneladas. Se o número se confirmar no relatório de estoques físicos que o USDA divulga no próximo dia 31, esse será o menor nível de estoque para março desde 2004.
"A rede de segurança para proteger contra qualquer problema de oferta na América do Sul ou problemas com safra nos EUA neste verão está fraca", explicou a entidade em relatório divulgado nesta terça-feira. "Mas no momento, processadoras nos EUA estão preocupadas principalmente com a perda da demanda por exportação, principalmente de farelo de soja, para os concorrentes da América do Sul."
No mês passado, a Oil World acreditava que os preços para o farelo de soja teriam que cair para gerar uma nova demanda frente a um nível de oferta maior do que no ano passado. Processadoras dos EUA desfrutaram de uma demanda robusta e inesperada por exportação de farelo de soja nos últimos meses, mas as vendas chegaram a um "impasse virtual" uma vez que o interesse de compra global foi alterado para a América do Sul, afirmou a entidade. "Com a demanda doméstica por farelo ainda fraca nos EUA, o esmagamento de soja norte-americana vai desacelerar, provavelmente a partir desse mês", disse a consultoria.
Com informações das agências internacionais
0 comentário
Plantio de soja segue lento no Brasil por tempo seco, com exceção do Paraná
Plantio da soja atinge 5,28% no Brasil, aponta Pátria Agronegócio
Produtores plantam 4,1% da safra de soja 2024/25, diz Safras & Mercado
Semana de perdas para a soja em Chicago , mas tendência ainda é positiva para os preços, alerta consultor
Plantio de soja em MT atinge 2,09% da área na safra 2024/25 e fica mais atrasado, aponta Imea
Campo Mourão/PR já plantou metade da safra de soja e começo do desenvolvimento é positivo