RS: Colheita da soja

Publicado em 31/03/2010 13:35

A colheita da soja está adiantada no Rio Grande do Sul. No noroeste do Estado, o desempenho das lavouras deixa os agricultores satisfeitos. O que não agrada é o preço do produto.

A chuva deu uma trégua na região de Santa Rosa, noroeste do Rio Grande do Sul. Os agricultores aproveitaram para colocar as máquinas nas lavouras de soja e intensificar a colheita.

Segundo a Emater, quinze por cento da área, de quase quatro milhões de hectares plantada neste ano em todo o Estado, já foram colhidos. No mesmo período do ano passado, eram apenas 6%.

O agricultor Carlos Leonardo Kronbauer começou a colher. A produtividade na área de 60 hectares que produz soja é de 45 sacas por hectare em média. “Nós não achávamos que iria produzir tanto”, falou.

Se por um lado a produção está superando a expectativa e o que foi colhido na safra passada; por outro, o preço está desanimando os produtores da região noroeste. “A margem de lucro ficará bem menor este ano”, calculou Kronbauer.

Segundo o gerente comercial da cooperativa de Santa Rosa, o preço médio da saca é de R$ 33, 00, um valor cerca de 25% menor do que o conseguido no mesmo período do ano passado.

“Tivemos alguns fatores que influenciaram. Primeiro, se fizermos um comparativo da taxa de câmbio de dólar no mesmo período do ano passado para este ano, nós temos uma queda por volta de 23%. E também nós tivemos nesse período safras muito boas nos Estados Unidos. A safra sul-americana também está bem acima do normal. Então, eu acho que tudo isso tem colaborado para que a queda de preço se acentue”, explicou Sérgio de Oliveira, gerente comercial.

O Rio Grande do Sul é o terceiro Estado que mais produz soja no país. Só perde para Mato Grosso e Paraná.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário