Ibama apreende máquinas de fazendeiro suspeito de desmatamento ilegal em MT

Publicado em 01/04/2010 09:52
Área onde há plantação de soja foi embargada. No lugar da plantação deveria haver uma floresta.
Em Mato Grosso, fiscais do Ibama apreenderam máquinas e caminhões em plena colheita de soja em uma fazenda. O fazendeiro é suspeito de desmatar ilegalmente. 

Fiscais do Ibama e agentes federais entraram na fazenda Capim Fino e Fortaleza, em Bom Jesus do Araguaia. As equipes percorreram as áreas de plantação de soja. Os fiscais e os policiais foram em busca das colheitadeiras que estavam no campo e pararam uma a uma. 

Alguns caminhões estavam carregando a soja quando foram parados pela fiscalização. O problema foi que o fazendeiro Antônio Penasso, segundo o Ibama, foi multado por desmatamento ilegal e teve a área embargada. Não deveria plantar soja na fazenda. 

Em uma área antes existiam milhares de árvores. O Ibama chegou a aplicar multas e a embargar a área, mas o plantio de soja continuou em ritmo acelerado e o que restou da floresta se resume a uma pequena faixa verde perto das nascentes. 

“Nunca nos foi apresentado uma licença para esses desmates, nem para atividade agrícola no local”, explica o chefe de fiscalização do Ibama, Rodrigo Dutra. 

Na rodovia que dá acesso às fazendas fiscalizadas a imagem das máquinas agrícolas apreendidas chamou a atenção. Foram 11 colheitadeiras e cinco caminhões. As colheitadeiras foram lacradas e a Polícia Federal vai investigar outro crime. 

“Relativamente ao crime de desobediência, porque a área foi embargada para plantar”, afirma o delegado Paulo Repetto. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1.com

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário