Excesso de soja no Paraná

Publicado em 14/04/2010 11:41
Agricultores do Paraná estão com problemas para armazenar a soja colhida. Nem as cooperativas do Estado esperavam um volume tão grande. Os grãos estão sendo guardados a céu aberto.

Direto do campo para o asfalto e não é em cima de caminhão. A produção de soja foi tanta que parte da safra ficou sem espaço para ser estocada. O problema é que a indústria não vem acompanhando o ritmo das lavouras que a cada ano aumentam a produtividade.

“Nós precisamos continuar investindo nesta área e buscar programas governamentais que incentivem mais a armazenagem. A armazenagem não é uma indústria que se da lucratividade. A armazenagem é um ponto de apoio da indústria. Então, você não tem lucro com a armazenagem”, explicou Dilvo Grolli, presidente da cooperativa.

Não traz lucro, mas a falta pode custar caro. A conta é simples: há muita soja para pouco armazém. Por isso, em uma das maiores cooperativas do país até as ruas viraram silos. Na falta de um espaço adequado a soja corre o risco de estragar.

Só na Coopavel a defasagem chega a 30 mil toneladas de um total de 800 mil que recebeu dos agricultores. Ao primeiro sinal de chuva é preciso correr para cobrir os grãos. O prazo máximo para que a soja fique a céu aberto é de 45 dias. Já se passaram 20 dias. De acordo com o IBGE, foram colhidos no Paraná mais de 14 milhões de toneladas de soja. Houve um aumento de cerca de 50% em relação à safra de 2009.

O caminhoneiro, que viaja por toda a região, diz que a situação se repete em outras cidades. “No mínimo em oito filiais que passei têm soja armazenada ao ar livre”, contou o caminhoneiro Reinaldo Oliveira.

Os carros e caminhões precisam desviar das montanhas de soja. Até a vista do posto de gasolina que fica dentro da cooperativa mudou. “Estou acostumado a ver soja dentro do caminhão e dos armazéns, mas não em frente ao posto”, disse o frentista Maciri Taborda.

O Paraná é o segundo maior produtor nacional de soja. Só fica atrás de Mato Grosso.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário