Genosoja: desvendando os mistérios dos genes da soja

Publicado em 19/04/2010 09:42
Consórcio tenta identificar para que serve parte dos 66 mil genes sequenciados do grão; pesquisador da Embrapa de Londrina coordena grupo de estudos.

Identificar os genes da soja relacionados com a tolerância a ferrugem asiática, nematóides e seca é um dos grandes desafios do Consórcio Nacional para Estudos do Genoma da Soja (Genosoja), coordenado pelo pesquisador Ricardo Vilela Abdelnoor, da Embrapa Soja. Formado por cerca de 50 pesquisadores de oito instituições, o grupo também tem a missão de identificar os genes relacionados à fixação biológica do nitrogênio e à qualidade dos grãos.

"O Genosoja é um braço do País no consórcio internacional do genoma da soja, que reúne pesquisadores brasileiros, norte-americanos, coreanos, chineses e japoneses", explica Abdelnoor. Segundo ele, todo o Genoma da soja, com aproximadamente 66 mil genes, já foi sequenciado pelos Estados Unidos. "Mas ainda se sabe muito pouco sobre a função de cada gene. Este é o nosso grande desafio."

O consórcio tem financiamento de R$ 6 milhões pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com contrapartida de R$ 2 milhões da Embrapa. "Estamos estudando os genes envolvidos com alguns aspectos da cultura da soja: a tolerância e resistência à ferrugem asiática e aos nematóides, a tolerância à seca, a fixação biológica de nitrogênio, além daqueles relacionados com a qualidade do grão. Por meio do consórcio internacional, existem também vários laboratórios pesquisando genes envolvidos com outras características da soja pelo mundo", afirma.

Apesar de ter começado em 2008 e o financiamento terminar em 2011, Abdelnoor explica que o trabalho está apenas no início. "Identificamos vários genes que têm potencial de estarem envolvidos com essas características. Estamos agora selecionando alguns genes para serem estudados com mais profundidade, que irá resultar num entendimento mais aprofundado dos mecanismos moleculares que atuam na expressão de tais características."

Ele ressalta que o Genosoja vai ser muito importante para o desenvolvimento de novas cultivares relacionados a essas características, não somente para os membros do consórcio, mas para toda comunidade científica que trabalha com a cultura da soja, visto que todos os dados gerados serão disponibilizados publicamente após o término do projeto.

Além da Embrapa Soja, fazem parte do consórcio brasileiro pesquisadores das seguintes instituições: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, universidades federais de Viçosa (UFV), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Pernambuco (UFPE), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (UNESP/Jaboticabal), além da Cooperativa Central de Pesquisa
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha de Londrina

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário