Soja: Demanda chinesa sustenta alta da cotação

Publicado em 26/04/2010 08:43
As cotações da soja, na semana passada, bateram os US$ 10 em Chicago e os preços devem continuar firmes por conta das altas importações chinesas. “Podemos tratar a China como o principal pilar de sustentação dessas cotações acima dos US$ 10 por bushel. O mês de abril deve fechar com 4,3 milhões de toneladas, 20% acima do previsto pelo governo chinês, e agora para maio a expectativa é de 5,5 milhões de toneladas”, explica o analista de mercado Carlos Cogo.

Essa alta nas importações aponta um aumento de 7,5% no ano safra 09/10, podendo chegar a 44 milhões de toneladas de soja importadas por ano. A China tem se tornado não só um grande importador da oleaginosa, como também um grande processador. Segundo Cogo, o país asiático irá esmagar mais de 47 milhões de tonelada de soja este ano, pois a capacidade de esmagamento esse ano cresceu em níveis muito altos.

A tendência, portanto, é de firmeza nos preços, e até julho as cotações devem se manter nos patamares atuais.

Tags:

Fonte: Diário de Cuiabá

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª