Concurso para produtores de soja busca aumentar a produtividade
O Desafio recebeu 800 inscrições de sojicultores de vários estados e está na fase final com a análise dos dados. Os participantes concorrem em duas categorias, a de Área Irrigada e a de Área Não Irrigada. A primeira teve a menor porcentagem de inscritos, 7%. O restante, 93%, são de áreas não irrigadas.
Segundo Odílio Balbinotti Filho, sócio-fundador do CESB, os resultados dos dados colhidos nas lavouras servem para informar todos os outros produtores. “O ser humano é movido por desafios. Acreditamos que com um concurso possamos estimular mais a produtividade, já que novas tecnologias, experiências que deram certo, podem ser difundidas para outros produtores”, explica.
Todo o Desafio é auditado. As áreas inscritas são conferidas em todos os aspectos como o peso das sacas colhidas em cada hectare. A medida permite que os dados divulgados sejam totalmente precisos e contribuam ainda mais para melhorar as práticas nas lavouras.
A premiação para as duas categorias é distinta. A Irrigada vai premiar o produtor com a melhor produtividade do Brasil e seu orientador técnico. A Não Irrigada vai analisar o produtor com a melhor produtividade e seu orientador técnico das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, totalizando 10 prêmios nesta categoria.
O prêmio é uma viagem técnica de uma semana aos Estados Unidos, onde os ganhadores poderão visitar áreas de plantio de soja, centros de pesquisa, e terão a oportunidade de trocar experiências. Os ganhadores também vão receber um certificado de homenagem do Ministro da Agricultura ou do presidente Lula.
Para encerrar o Desafio 2009/2010, o CESB vai promover ainda um workshop para os 25 melhores produtores e seus orientadores, com a participação de pesquisadores das principais instituições do setor, para discutir novas tecnologias empregadas. O encontro deverá acontecer na data do aniversário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em diversas regiões. No Mato Grosso, o workshop será no município de Sorriso, norte do estado, entre os meses de agosto e setembro.
0 comentário
Soja em Chicago sobe e tenta buscar ponto de equilíbrio para as cotações depois de cinco pregões seguidos de baixa
Plantio da soja está atrasado no Mato Grosso e já há impacto na janela da 2ª safra de algodão
Chapadão do Céu/GO ainda não começou a plantar a soja à espera de chuvas
Área de soja de MT deve saltar 33% em dez anos com avanço em pastagens, diz Imea
Com previsão de chuvas para o final de semana, produtores de Araguari (MG) preparam as máquinas para plantar a soja
Soja, derivados e grãos se ajustam após baixas intensas e operam em alta nesta 4ª em Chicago