Soja: Alta do dólar e preocupações no mercado financeiro fazem preços recuar em Chicago nesta terça-feira

Publicado em 28/04/2010 08:49
Alta significativa do Dólar norte-americano face outras moedas conversíveis, queda acentuada dos preços futuros do petróleo e de ações em bolsas de valores dos EUA e esperada aceleração do plantio de soja derrubam cotações futuras da oleaginosa.
Clique aqui para ampliar!

Comentário:
Nesta terça-feira (27), as cotações futuras de soja relativas aos três primeiros vencimentos fecharam com perdas sólidas, na Bolsa Mercantil de Chicago (CME), conforme a tabela acima. Estima-se que nesta data os fundos de especulação tenham vendido cerca de 6.000 lotes futuros (816.000 toneladas) de soja.

Diversos fatores concorreram para o acentuado recuo das cotações futuras de soja nesta data: o significativo retrocesso dos preços futuros do petróleo, o forte rally de alta do Dólar dos EUA perante outras moedas livremente conversíveis, a expectativa de clima seco em partes do Meio-Oeste norte-americano, até a próxima quinta-feira, favorecendo rápido ritmo de semeadura de milho e de soja naquelas partes.

A queda das cotações futuras da oleaginosa nesta terça-feira resultou também da acelerada progressão do plantio de soja precoce na região do Delta do Rio Mississipi, desta forma minimizando o risco de incipiente desabastecimento da oleaginosa nos EUA até recentemente associado com o escasso estoque final de soja projetado para a safra norte-americana 2009/10 pelo Departamento de Agricultura (USDA) daquele país.

Gráfico de barras diárias relativas às cotações de soja na Bolsa de Chicago (CME Group), com respeito ao vencimento Julho/2010, com médias móveis de 10, 20 e 50 dias, na sessão futura de vinte e sete de abril de 2010:

Clique aqui para ampliar!

Gráfico de barras diárias relativas às cotações de petróleo leve não refinado, na Bolsa Mercantil de Nova Iorque (NYMEX), com respeito ao vencimento Julho/2010, com médias móveis de 10, 20 e 50 dias, na sessão futura de vinte e sete de abril de 2010. A pequena barra assinalada em verde corresponde ao início do pregão noturno de  vinte e sete para vinte e oito de abril de 2010:

Clique aqui para ampliar!


Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
SojaNet

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário