Importação de soja pela China em abril sobe 5% no mês

Publicado em 10/05/2010 14:00

A China, maior compradora de soja do mundo, importou 4,2 milhões de toneladas da oleaginosa em abril, uma alta de quase 5 por cento em relação a março, e as importações de maio devem subir mais graças a uma demanda melhor por parte de criadores de animais.

As importações de soja nos primeiros quatro meses subiram 9,9 por cento, para 15,23 milhões de toneladas, de acordo com números divulgados nesta segunda-feira pela Administração Geral de Alfândegas da China.

O atraso no Brasil, aliado a uma demanda melhor, fizeram com que muitos carregamentos fossem adiados para o final de maio ou junho, disse o analista Gao Chunlai.

"A China comprou muito da América do Sul por conta da forte demanda. A produção de ração deve crescer no segundo trimestre em relação ao primeiro, que é sazonalmente baixo", acrescentou Gao.

Algumas processadoras de ração estão utilizando mais farelo de soja em vez de farelo de colza e de semente de algodão. As processadoras em Shandong, região norte, aumentaram o uso de farelo de soja em 10 por cento.

A produção de algodão da China no último ano caiu mais de 10 por cento.

O Centro Nacional de Informação de Óleos e Grãos da China (CNGOIC) estima que as importações de soja em maio e junho cheguem ao recorde de mais de 5 milhões de toneladas por mês.

Um número crescente de processadoras está vendendo seu farelo de soja com vários meses de antecedência para garantir lucros.

Em 2009/10, as importações de soja da China vão atingir um recorde de 44 milhões de toneladas, um aumento de 7,3 por cento contra o ano anterior, de acordo com previsões do CNGOIC.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Globo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário