Produtores se preparam para início do “vazio sanitário”

Publicado em 18/05/2010 07:51
Eliminando plantas vivas, espera-se evitar a transmissão da ferrugem na nova safra.
A contagem regressiva para o início do “vazio sanitário” começou no último sábado (15), a 30 dias para o período proibitivo ao plantio da soja, que vai de 15 de junho a 15 de setembro. Durante este período, o plantio da oleaginosa é proibido por lei, exceto em caso de cultivo para pesquisa científica e experimentos, com prévia autorização dos órgãos de defesa sanitária.

De acordo o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea), a proibição é necessária para evitar o surgimento de focos da ferrugem asiática da soja, que no ano passado provocou grandes prejuízos aos agricultores. “O produtor que cultivar soja neste período pode ser multado e ter sua plantação destruída pelos fiscais”, alerta a Comissão de Defesa Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Mato Grosso.

De acordo com a legislação, a semeadura da soja só deve começar a partir de 16 de setembro. O desrespeito à restrição é considerado infração gravíssima e pode acarretar multas de até 3 mil UPFs (Unidades Padrões Fiscais), cerca de R$ 80 mil.

Este é o quinto ano em que os produtores mato-grossenses realizam a experiência. Na prática, o vazio sanitário significa que, durante o período de 90 dias, não se deve ter planta viva de soja. O objetivo do procedimento é evitar a transmissão da ferrugem asiática. “Deixar de plantar por um período é uma ação chamada de eliminação da ponte verde, já que as plantas se tornam o principal hospedeiro da doença”, explica o agrônomo André Luís Morceli.

Ele informou que durante o período do vazio sanitário do ano passado, foram detectados alguns problemas com o aparecimento de plantas tigüeras, que nascem de forma involuntária no solo, geralmente germinando grãos que ficam da colheita. Contudo, os produtores foram orientados e fizeram a destruição das plantas.

AÇÃO - Para 2010, o orçamento visando a execução da fiscalização do vazio sanitário já está aprovado. Em Mato Grosso, 38 engenheiros agrônomos e florestais foram treinados para o trabalho de fiscalizar as lavouras e verificar se o período de proibição está sendo respeitado pelos produtores.

“Vamos percorrer todos os municípios produtores e visitar as lavouras de soja a partir do próximo dia 15”, informa o agrônomo Antônio Marcos Rodrigues, da Coordenadoria de Defesa Vegetal do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT).

Caso seja constatada a presença de plantas vivas de soja, o Indea/MT emite termo de notificação, com auto de infração e prazo para que o proprietário da área providencie a destruição das plantas. “Ano passado, apesar do grande número de focos de ferrugem, foi relativamente tranqüilo. Com a rotina dos trabalhos, o próprio produtor vem se conscientizando e procurando tomar as medidas de controle para evitar o surgimento de focos de ferrugem”, explicou.

Segundo ele, de uma maneira geral a grande maioria dos produtores mato-grossenses cumpriu as exigências do vazio sanitário e fez a destruição das plantas tigüeras no ano passado. “O saldo foi positivo, pois o Indea/MT atuou junto aos produtores e fez as recomendações necessárias no sentido de tomar os cuidados e evitar o plantio de soja no período do vazio”.

A expectativa dos técnicos é de que o número de focos diminua em relação ao ano passado. “Temos notado que a adesão dos produtores [ao vazio sanitário] vem aumentando ano a ano e acho que isso pode refletir diretamente no resultado da safra”, afirmou Rodrigues.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário