Oeste da Bahia: Soja tem maior safra de sua história. Milho também bate recordes de produção e produtividade

Publicado em 21/05/2010 08:44 807 exibições
O Oeste da Bahia apresentou a maior safra de soja de sua história, batendo recordes de produção e produtividade. A produção do grão alcançou pela primeira vez a marca de 3 milhões de toneladas, registrando o volume recorde de 3.213 milhões de toneladas, 28% a mais do que a safra passada, que foi de 2.506 milhões de toneladas. O milho também bateu recordes, com a colheita de 1.479 milhão de toneladas nesta safra, 1,4% a mais que na anterior. Os números foram apurados pelo Conselho Técnico da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia, Aiba. As condições climáticas favoráveis contribuíram para o aumento da produção de soja do Oeste da Bahia.

Outro destaque é a área plantada de soja na região Oeste, que cresceu 6,8%, passando de 982 mil para 1,05 milhão de hectares. A produtividade do grão também apresentou aumento, saltando de 42,5 para 51 sacas de 60 kg por hectare.

O milho também teve produtividade maior, apesar da área plantada ter sido reduzida, de 180 para 170 mil hectares. A produtividade foi de 145 sacas de 60 kg por hectare nesta safra, 7,4% maior que na safra 2008/2009, quando se alcançou o patamar de 135 sacas por hectare.

Para o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, os números ratificam a importância de a região passar a dispor de indústrias de transformação. “Seria uma forma de agregar valor aos produtos, gerando empregos, renda e riquezas”, destaca Salles.

Por isso mesmo, informa o secretário, a Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), através da Fundação Getúlio Vargas (FGV), vai desenvolver estudos para fomentar a industrialização das cadeias produtivas da soja, milho e algodão na região Oeste do Estado. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Bahia, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e do Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro).

Tags:
Fonte:
Jornal Feira Hoje

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário