Vazio sanitário da soja começa no dia 15 de junho em Mato Grosso

Publicado em 31/05/2010 07:31
O período proibitivo ao plantio da soja denominado "vazio sanitário" começa a partir do dia 15 de junho e segue até 15 de setembro. O objetivo da adesão a medida normativa é evitar a transmissão da ferrugem asiática.

Neste período fica proibido o plantio da oleaginosa no Estado e as plantas vivas de soja nas lavouras, também chamadas de soja guaxa ou tiguera, devem ser eliminadas. O Vazio Sanitário é uma determinação estadual instituída pela Instrução Normativa 001/2008 do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT).

As formas mais comuns de eliminação da soja guaxa, de acordo com o gerente técnico, são a dragagem mecânica, a dessecação química, por meio de herbicidas, e o manejo do solo, por meio de cobertura com outras culturas como milheto, girassol, milho e crotalária (espécie de leguminosa).Os sojicultores que não cumprirem a Instrução Normativa estarão sujeitos a notificações e multas. As informações são da assessoria de imprensa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Olhar Direto

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário