USDA: Plantio da soja fica abaixo da média dos últimos cinco anos nos EUA

Publicado em 02/06/2010 09:01
O relatório de acompanhamento de safra do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) mostrou que o plantio de soja continua abaixo da média do mesmo período nos últimos cinco anos (75%). Até o último domingo (30/05), os produtores norte-americanos já haviam plantado 74% da área total prevista, que é de 31,61 milhões de hectares. Os números estão bem acima da área semeada nessa mesma época do ano passado, quando apenas 63 % já haviam sido plantados.

O boletim também apontou que 46% da safra norte-americana emergiu. No ano passado, nesse mesmo período, apenas 33% havia emergido, e a média dos últimos cinco anos é de 44%.

O plantio do milho segue aquecido, com 97% da área total (35,94 milhões de hectares) da nova safra já plantados.  Segundo as informações do USDA, no ano passado, neste mesmo período, a área semeada correspondia a 92%, e a média é de 96% para os últimos cinco anos.

De acordo com o USDA, 76% das lavouras do cereal estão em boas condições, em 2009, nesta mesma época, a área correspondia a 70%.

Algodão e trigo

A área de algodão segue com 79% da nova safra já plantados até o dia 16 de maio. A área total está prevista em 4,25 milhões de hectares. Nessa mesma época, em 2009, a área correspondia a 74%, e a média dos últimos cinco anos é de 78%.

O relatório mostrou ainda que 65% das lavouras de trigo estão em boas condições, 1 ponto a menos do que o registrado na semana passada (66%). No ano passado, nesse período, eram somente 45%.

O boletim semanal de acompanhamento de safra foi divulgado no fim da tarde desta terça-feira (01).

Com informações do USDA

Tags:

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação