Janela de Plantio da Soja é prorrogada no TO

Publicado em 07/06/2010 17:44
A janela de plantio, período de cultivo de soja no Vazio Sanitário (entressafra), foi prorrogada para até 10 de junho. A Portaria nº 231 que normatiza o prazo foi publicada nesta segunda-feira, dia 07, no Diário Oficial do Estado. A prorrogação atende a solicitação do Sindicato Rural de Formoso do Araguaia e da Lagoa da Confusão, que alegaram dificuldades dos sojicultores para executar o plantio dentro do prazo. A Adapec - Agência de Defesa Agropecuária - intermediou o pedido que foi deliberado pelo Comitê Estadual de Controle da Ferrugem Asiática. A janela iniciou no dia 20 de abril e terminaria no dia 31 de maio.

Segundo o presidente da Adapec, José Luciano Azevedo, a extensão do prazo ajuda os produtores de soja da região das várzeas tropicais a finalizar o plantio, sem ter prejuízos econômicos e colabora com a prevenção e controle da ferrugem asiática. “Precisamos continuar matendo a excepcionalidade do Estado no cultivo da soja na região das várzeas e firmando parcerias para juntos ganharmos mais destaque na produção de soja no cenário nacional”, ressalta.

O diretor de Defesa Vegetal da Adapec, Luís Henrique Michelin, explica que este ano ocorreram algumas mudanças para facilitar a identificação e controle da doença como o maior envolvimento do Responsável Técnico das propriedades rurais. “A data para a colheita da soja continua obrigatória e deve ser realizada até 30 de setembro, quando termina a entressafra, sob pena de o produtor ser multado, ter sua propriedade interditada e a produção destruída”, destaca Michelin, acrescentando que os sojicultores tocantineses têm cumprido as regras.

Vazio Sanitário

O Vazio Sanitário da soja é o período de entressafra, que ocorre de 1º de julho a 31 de setembro e foi criado deste 2006 para quebrar o ciclo de desenvolvimento da Ferrugem Asiática, evitando sua proliferação para a safra seguinte. No vazio é proibido o cultivo da oleaginosa, com exceção de áreas onde foi comprovada a baixa incidência da ferrugem. No Tocantins, esta área fica na região das Várzeas Tropicais, entre os municípios de Lagoa da Confusão, Pium e Formoso do Araguaia.

O grão plantado neste período só pode ser destinado à pesquisa ou utilizado como semente. Em 2009, durante o Vazio o Tocantins produziu mais de 75 toneladas de sementes de soja em aproximadamente 27 mil hectares.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Adapec- TO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário