Aprovada nos EUA nova variedade de soja da DuPont

Publicado em 10/06/2010 09:11 e atualizado em 03/03/2020 09:36
A DuPont conseguiu obter, nessa terça-feira (08-06), a aprovação pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) de uma nova variedade de soja transgênica, a Plenish high-oleic.

O produto se destaca por fornecer óleo com 20% menos de gordura saturada que o óleo de soja tradicional e não conter gordura trans, tornando-o mais atraente para os consumidores na utilização como produto alimentar.

O porta-voz da empresa destacou que, naturalmente, o óleo de soja não contém gordura trans. Essa gordura é adicionada durante o processo de hidrogenação (adição de hidrogênio ao óleo) que estabiliza o produto e permite que empresas alimentícias possam usá-lo, por exemplo, para fritar alimentos em altas temperaturas.

A Plenish high-oleic forneceria uma alternativa de óleo estável, que pode ser utilizado sem hidrogenação (processo que cria as gorduras trans), devido à presença de maior quantidade de ácido oléico, o que aumenta a estabilidade do óleo de soja, proporcionando uma maior flexibilidade para aplicações culinárias e também industriais.

A variedade de soja com alta quantidade de ácido oléico, desenvolvida pela DuPont, é um dos primeiros produtos de uma nova onda de cultivares que estão sendo alteradas geneticamente para fins nutricionais.

Atualmente, quase todas as culturas transgênicas cultivadas nos Estados Unidos foram modificadas para resistência à herbicidas e insetos, características que raramente são sentidas pelos consumidores ou empresas comerciais.
A nova Plenish high-oleic foi desenvolvida pela Pioneer Hi-Bred, uma subsidiária da DuPont, com sede em Des Moines, no Estado de Iowa.

O produto ainda está sendo testado em campo neste e no próximo ano e a DuPont espera um lançamento comercial completo para 2012. A empresa espera receber aprovação regulatória da União Europeia e de outros importantes importadores de soja mundiais como China, Japão e Taiwan, também no mesmo ano. A variedade já recebeu a aprovação no Canadá e no México.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Complexo Soja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário