PR: Vazio sanitário para a soja começa nesta segunda-feira, dia 14

Publicado em 11/06/2010 16:12
O vazio sanitário da soja será anunciado pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Erikson Chandoha, nesta segunda-feira (14), medida sanitária adotada pelo Paraná para o controle da ferrugem asiática, doença que ataca as plantas causando perdas econômicas significativas nas lavouras.

Quase 10 anos depois do surgimento dos primeiros focos da doença no Brasil, a Embrapa estima que a ferrugem asiática já provocou perdas de US$ 13,4 bilhões (R$ 24,3 bilhões) ao País. “O alerta é importante para todo o setor. O produtor deve eliminar a soja que sobrou no campo o quanto antes. Isso será benéfico para ele mesmo. Se não houve soja no campo, o fungo não terá hospedeiro (plantas vivas de soja) e o produtor ganhará com a aplicação de menos fungicidas na próxima safra de verão”, afirma o secretário.

Esta será a terceira vez que o vazio sanitário da soja entra em vigor no Paraná, de 15 de junho a 15 de setembro. A engenheira agrônoma do Departamento de Fiscalização e da Defesa Agropecuária da Secretaria, Maria Celeste Marcondes, explica que conforme estabelece a Resolução Secretarial 120/07 não pode haver plantas vivas de soja, em áreas cultivadas, restevas, parques, instalações de armazenamento, comércio e industrialização, praças, e até mesmo plantas germinadas de grãos caídos durante o transporte.

“A preocupação é que mesmo as plantas isoladas, que nascem em beiras de rodovias, ferrovias, nas estradas municipais e carreadores, podem ser hospedeiras da doença e assim migrar para as lavouras em períodos de safra normal”, ressalta Maria Celeste.

O vazio sanitário é uma medida sanitária recomendada pela pesquisa, que orienta a eliminação do hospedeiro - a planta de soja -, para se eliminar o fungo causador da doença “ferrugem asiática da soja”, que provoca queda das folhas e prejudica a formação dos grãos, derrubando drasticamente a produtividade das lavouras.

O Paraná segue a Instrução Normativa número 2, de janeiro de 2007, publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que instituiu o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja. Essa portaria estabelece diretrizes para o combate por meio de Comitês Estaduais dessa praga, complementa a engenheira agrônomo Andréa Valente Jankosz, chefe da Divisão de Educação Sanitária, da Secretaria da Agricultura do Paraná
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência de Notícias Paraná

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário