Vazio Sanitário: Plantio comercial da soja fica proibido por 90 dias

Publicado em 15/06/2010 07:40
Começa hoje no Estado o período conhecido como “vazio sanitário” quando fica proibido por 90 dias o plantio da soja. Até o dia 15 de setembro o cultivo será permitido apenas para pesquisa científica e experimentos, com prévia autorização dos órgãos de defesa sanitária.

De acordo o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea), a proibição é necessária para evitar o surgimento de focos da ferrugem asiática da soja, que no ano passado provocou grandes prejuízos aos agricultores. “O produtor que cultivar soja neste período pode ser multado e ter sua plantação destruída pelos fiscais”, alerta a Comissão de Defesa Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Mato Grosso.

De acordo com a legislação, a semeadura da soja só deve começar a partir de 16 de setembro. O desrespeito à restrição é considerado infração gravíssima e pode acarretar multas de até 3 mil UPFs (Unidades Padrões Fiscais), cerca de R$ 80 mil.

Este é o quinto ano em que os produtores mato-grossenses realizam a experiência.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário