Carregamentos de soja congestionam portos na China

Publicado em 17/06/2010 13:50 e atualizado em 17/06/2010 14:29
Continua o congestionamento nos portos da China aonde chegam os carregamentos de soja. O país, que é o maior comprador mundial da oleaginosa, ainda deve receber mais carregamentos, o que irá aumentar ainda mais os estoques chineses, segundo informações do Centro Nacional de Informações de Grãos e Óleos da China.

Os portos de Qingdao e Rizhao, em Shangdong, já reportaram suas dificuldades para a descarga, mesmo assim cerca de 6 milhões de toneladas estão previstas para chegar aos portos em junho.

Para o porto de Qingdao, a previsão é da chegada de mais nove carregamentos, cada um com cerca de 60 mil toneladas de soja, neste mês, além de outros três que já haviam sido descarregados.

Mais de 100 mil toneladas de soja estão estocadas em sacas no porto. A previsão, portanto, é que os processadores locais que estão sem espaço para armazenarem seus grãos também recorram aos portos.

Ainda com o congestionamento, as importações de 4,37 milhões de toneladas de soja em maio ficaram abaixo das estimativas dos negociadores, que falavam em 5 milhões de toneladas.

Com informações da Bloomberg

Tags:

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Mercado sobe em Chicago nesta 5ª feira na esteira do milho e do trigo e da desvalorização do dólar
Preços da soja retomam fôlego e fecham 4ª em alta na Bolsa de Chicago, acompanhando o óleo
Preços da soja voltam a subir em Chicago nesta 4ª feira, acompanhando retomada do óleo
Soja: Preços têm leves baixas em Chicago nesta 4ª, dando sequência às perdas da sessão anterior
Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira