Vazio sanitário da soja entrará em vigor em mais 7 estados brasileiros

Publicado em 18/06/2010 07:44
O período de vazio sanitário da soja teve início esta semana no Paraná e também Mato Grosso, prevendo um intervalo de 90 dias sem cultivo da oleaginosa, de 15 de junho a 15 de setembro. A finalidade da medida é controlar a ferrugem asiática, reduzindo o aparecimento do fungo na entressafra e prevenindo o ataque precoce à soja, já que a praga não sobrevive por mais de 60 dias sem a presença da planta viva.

De acordo com o Ministério da Agricultura a medida foi instituída, há três anos, no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática, através de uma instrução normativa, que estabelece que cada estado define o período em que será aplicado o intervalo de plantio, de acordo com as suas especificidades.

Ao todo, outros sete estados produtores, além dos que já aderiram à medida, devem seguir o vazio sanitário. Em Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, São Paulo e Minas Gerais a interrupção do plantio do grão será a partir de 1° de julho. No Maranhão e Bahia, começa em 15 de agosto, com duração de 60 dias. Nos demais estados o período do vazio sanitário da soja é de 90 dias.

Durante o período instituído, o produtor da região deve eliminar todas as plantas de soja em sua propriedade, tanto aquelas cultivadas, quanto as voluntárias, que vêm da queda de sementes durante a colheita.

A iniciativa reduz a utilização de fungicidas nas lavouras de soja e retarda a chegada do fungo causador da doença. Para que se tenha uma idéia, produtores que faziam até 7 aplicações durante o ciclo de desenvolvimento da planta, passaram para uma média de até 2,5 aplicações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Complexo Soja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário