Rio Grande tem embarque de soja recorde um mês após o aumento do calado

Publicado em 25/06/2010 07:50
Navio Prem Varsha embarcou para a China com 66.935 toneladas
Pouco mais de um mês após o aumento do calado de 40 para 42 pés, o porto de Rio Grande bateu recorde de carregamento de soja em um navio, 66.935 toneladas. Antes do aumento do calado, em 17 de maio, o limite máximo de embarque de carga em um navio ficava entre 55 e 60 mil toneladas. Após a ampliação, cargas de até 67 mil toneladas podem ser embarcadas no porto gaúcho.

O navio, Prem Varsha, chegou ao porto de Rio Grande na segunda-feira. O embarque da carga recorde da oleaginosa foi encerrado na manhã desta quinta, às 8h20min no terminal da Tergrasa. A embarcação segue para a China.

O diretor da Tergrasa, Guillermo Dawson, acredita que o novo calado deve reduzir em cerca de 10% os custos do frete por tonelada. A vantagem decorre do aumento na quantidade de carga que pode ser transportada nos navios que circulam pelo porto.

— Com 95% da produção brasileira exportada via marítima, o aumento do calado traz maior competitividade do produto brasileiro. Com a redução do custo do frete por tonelada, aumenta a área de abrangência do porto. Passa a ser mais barato para regiões mais distantes do Estado exportar soja em Rio Grande.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Zero Hora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário