Preços da soja sustentados por piora das condições climáticas

Publicado em 13/07/2010 18:40

A movimentação dos mercados externos e a piora das condições das lavouras norte-americanas trouxeram sustentação ao mercado, com destaque aos vencimentos mais longos. Ao mesmo tempo, a incerteza com relação ao impacto do tempo sobre as produtividades seguem atuando como fator de sustentação.

Ontem o USDA reduziu em 1%, para 65%, as áreas enquadradas entre condições boas e excelentes, as quais encontram-se abaixo do registrado no mesmo período do ano passado (66%), mas ainda acima da média de 62% dos últimos 10 anos. Com previsões indicando um quadro de tempo com temperaturas acima do normal no cinturão produtor a partir da metade da semana o mercado voltou a adicionar prêmio climático aos preços.

No curto prazo, osciladores técnicos sinalizam o potencial para uma realização pela condição sobre-comprada do mercado. Em Chicago suporte imediato em 951,50 para o vencimento novembro e abaixo em 945 e 930. O vencimento novembro teria confirmado o rompimento de LTB, no entanto no gráfico semanal, isto ainda não ocorreu. Resistência imediata em 962. Na BM&F o vencimento maio/11 trabalha acima do canal de alta em 21,35, mas agora encontra resistência psicológica em 20,50. Suporte importante em 21,10.

Tendência: mercado tem espaço para uma realização técnica no curto prazo. De qualquer forma, preocupações com o clima nos EUA continuarão direcionando o mercado e, com a confirmação de um cenário mais seco e quente na próxima semana, as perdas podem ficar limitadas.

Tags:

Fonte: Xp Investimentos

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul